quinta-feira, 27 de junho de 2013

Câmara de Niterói vai votar nesta quinta-feira LDO de 2014‏

A Câmara de Vereadores de Niterói realiza nesta quinta (27), às 10 horas, sessão plenária que votará a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. O projeto, que prevê recursos de R$ 1,5 bilhão, recebeu 126 emendas que estão sendo analisadas pela Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento, em conjunto com a liderança do governo na Casa e técnicos da Prefeitura de Niterói.
“Estamos analisando as emendas para que possamos aproveitar ao máximo as emendas propostas pelos vereadores e pela sociedade civil organizada. Analisamos o que é possível ser atendido pelo Governo, aquelas emendas que não implicam em inconstitucionalidade e aquelas que não tenham vício de iniciativa”, explica o Vereador Vitor Junior (PT), que preside a Comissão.

Na sessão desta quarta-feira, os vereadores mantiveram o veto do Prefeito Rodrigo Neves a uma emenda apresentada ao projeto de lei que dispõe sobre a instituição da Suspensão Condicional do Processo Administrativo Disciplinar, que prevê modernização na relação entre funcionários e a administração pública. O veto à emenda foi mantido sendo que seis vereadores votaram favoráveis à sua derrubada e nove contrários.

Audiência Pública

A Câmara de Vereadores de Niterói também realizou no início da tarde desta quarta (26), a audiência pública que discutiu a prestação de contas do último quadrimestre de 2012 e o primeiro quadrimestre de 2013. Compareceram a audiência, que foi presidida pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), os secretários Cesar Barbiero, da Fazenda e Patrícia Audi, de Planejamento e Modernização. Ambos criticaram a situação fiscal encontrada pelo atual governo que herdou dívidas com restos a pagar, em tributos federais e em precatórios. “Garantimos um superávit neste primeiro quadrimestre de 2013, com um aumento de receita na ordem de 15% e a liquidação da maioria dos restos a pagar. Também estamos renegociando a dívida tributária com o governo federal, alongando ela para os próximos 20 anos”, disse Barbiero.

Já a secretária Patrícia Audi ressaltou o esforço em dar mais transparência nos gastos públicos e lembrou a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal para adesão ao programa Brasil Transparente, da Controladoria Geral da União. “O sistema de informática da Prefeitura remonta à década de 70 e estamos nos esforçando na modernização. Nosso prazo é de um ano para que tenhamos um sistema proativo de transparência, que é o nosso objetivo”, disse ela, informando que 40 funcionários da secretaria já foram treinados para poder usar o sistema da Controladoria Geral da União. 

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário