A Comissão de Defesa
do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro,
presidida pelo deputado Luiz Martins (PDT), vai encaminhar à Comissão Parlamentar de
Inquérito que apura danos causados ao consumidor na prestação
inadequada de serviços de telefonia oferecidos no estado, um
relatório das queixas sobre o assunto. O anúncio foi feito nesta
segunda (10), pelo presidente da CPI, deputado Domingos Brazão (PMDB), durante reunião na Alerj. As denúncias feitas à
comissão presidida pelo pedetista englobam atendimento telefônico,
presencial e através do Ônibus de Defesa do Consumidor do
Parlamento.
“As operadoras são
campeãs de reclamação no Brasil inteiro: falta de antenas, queda
de sinal, falta de lojas para reclamações e solicitações de
serviços, preços, falta de clareza nas cobranças; enfim, são
inúmeras e frequentes as denúncias”, reforçou Brazão. Em 2012,
a empresa de telecomunicações Oi ficou com o título de campeã de
reclamações entre as instituições de serviço, com 1.892 casos,
ou 7,88%, das reclamações recebidas pela Codecon. Brazão disse
ainda que pretende oficiar as câmaras de vereadores para saber como
anda o serviço no interior do estado e pedir a cada uma das
operadoras os números de lojas de atendimento, os locais e a
quantidade de atendentes nos call centers.
Além disso, o
peemedebista vai requerer o número de processos em andamento na
Justiça em função dos serviços prestados pelas operadoras de
telefonia. “Quando a CPI receber esses dados, vamos marcar a nossa
primeira audiência pública e ouvir os representantes das telefonias
e os usuários”, explicou o parlamentar.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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