terça-feira, 25 de junho de 2013

DEPUTADOS: FALTA FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AMPLA

Deputados defenderam que a fiscalização do serviço prestado pela Ampla, empresa de energia elétrica que atende a 66 municípios do estado do Rio, seja realizada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio. Atualmente, segundo o presidente da Agenersa, José Bismarck, para que a concessionária possa fazer uma inspeção a superintendência de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica precisa autorizar. A informação foi dada nesta terça (25), durante audiência pública conjunta das comissões de Defesa do Consumidor e de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presididas, respectivamente, pelos deputados Luiz Martins e Paulo Ramos, ambos do PDT.

“A Ampla manifesta as intenções, mas não sabemos se aquilo vai ser consumado, o que sabemos é que a população está sofrendo com falta de luz e queda de energia. A agência reguladora estadual não pode atuar, o que é um equívoco, já que a agência nacional não fiscaliza. Há necessidade de um debate, de um enfrentamento para dar sustentação política no sentido de cobrar que cada um cumpra com as obrigações que têm. Hoje a energia é cara e de má qualidade”, reclamou Ramos. O presidente da Agenersa explicou que a Aneel exige capacitação técnica através da contratação de engenheiros eletricistas e através da adequação do regimento interno da Agenersa para o rito processual da Aneel. “Hoje estamos buscando essa capacitação e buscando que essa fiscalização seja repassada para o estado”, assegurou Bismarck.

Ele disse ainda que pretende fazer uma fiscalização preventiva para saber quais são as prioridades hoje. “Será feito um diagnóstico de todos os problemas do setor elétrico, principalmente na distribuição”, disse Bismarck. Representante da Diretoria Técnica da Ampla, Fábio Fonseca informou que a empresa pretende continuar com os investimentos feitos nos últimos anos para garantir a melhoria nos serviços prestados. “Vamos manter o volume de investimentos dos últimos cinco anos, que girou em torno de R$ 1,8 bilhão. Esse investimento é para melhorar a qualidade do nosso fornecimento, expandir o sistema e ampliar a satisfação da população”, afirmou Fonseca.

O deputado Roberto Henriques (PSD), defendeu a realização de uma nova audiência pública no segundo semestre para continuar debatendo o tema. “Vamos marcar uma nova audiência no mês de setembro e vamos convidar os prefeitos e representantes da Câmara Federal para aprofundar o debate”, anunciou Henriques. 

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário