Como o Show de Borogodó disse ontem, Júlio Lopes (PP), secretário de Transportes não foi !
Um balanço de 567 autos de infração em 2012,
com R$ 1,5 milhão em multas, foi trazido pelo representante do
Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, João Cassimiro, à audiência pública realizada pela
Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida
pelo deputado Marcelo Simão (PSB), nesta terça (11). De acordo com
Cassimiro, a empresa Viação 1001 já é responsável por R$ 130
mil em multas em 2013, num total de 113 autos. “A fiscalização
não ocorre com a rapidez que desejamos, pois são 150 funcionários
para toda a frota do estado”, explicou Cassimiro.
Membro da comissão, o deputado Roberto Henriques (PSD) sugeriu que o grupo elabore, junto com o
Ministério Público do Estado, um Termo de Ajustamento de
Conduta para a empresa. “Precisamos encontrar um ponto em
comum de entendimento entre os setores públicos e privados para
transportar vidas humanas com segurança”, alertou o parlamentar.
Segundo o deputado Luiz Martins (PDT), também membro do colegiado e presidente
da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, ele recebe
denúncias contra a viação desde 2011, e, após o acidente ocorrido
na Região Serrana, em outubro de 2012, a atuação da comissão
precisa ser mais efetiva. “Esse acidente vitimou 16 pessoas.
Precisamos agir para que isso não se repita”, completou o
parlamentar. O deputado Marcelo Simão disse que irá propor a
realização de uma audiência pública em conjunto com a Codecon e a
Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor. “O usuário precisa
de respeito e segurança, pois paga tarifas caras e sofre com
serviços de qualidade duvidosa”. Já Luiz Martins anunciou que vai
propor à secretaria uma blitz para averiguar de perto os problemas
apresentados.
Presidente da Associação de Usuários de
Transportes, Paulo Roberto Baltazar disse que já levou
denúncias de má conservação dos veículos e desrespeito aos
idosos, entre outras, ao MP-RJ, e que os documentos serão
encaminhados oficialmente à comissão. “Esses documentos servirão
para reforçar e legitimar as reclamações diárias feitas por nós,
usuários”, acrescentou. Heitor Porto, morador de Niterói, confirmou os maus tratos aos idosos. “Os
motoristas da linha Itaipu - Castelo não aceitam o vale - idoso no
veículo. Somos obrigados a pagar passagem, a empresa está
descumprindo um direito nosso”, reclamou.
Diretor executivo da 1001, Heinz Kumm Junior
apresentou um relatório sobre a empresa, e, de acordo com o estudo,
os veículos possuem idade média de 3,36 anos e, dentre esses, 684
ônibus foram comprados nos últimos três anos. Além disso, ele
acrescentou que todas as linhas estão adequadas às normas do
Detro-RJ e da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Sobre o mau atendimento aos idosos, o diretor explicou que, muitas
vezes, os ônibus já atingiram a capacidade máxima exigida pela
lei, o que faz com que os mesmos não parem nos pontos. “Os ônibus
intermunicipais de uma porta possuem dois lugares reservados aos
idosos. Quando isso acontece, de o limite já estar preenchido, o
motorista é instruído a informar ao passageiro o horário do
próximo veículo da linha”, completou Heinz.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário