terça-feira, 22 de abril de 2014

CÂMARA DE NITERÓI FAZ SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Pelo oitavo ano consecutivo as vítimas do holocausto serão lembradas em sessão solene na Câmara de Niterói. Na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 18 horas, a barbárie que tirou a vida de mais de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial será o tema central do evento. Após a solenidade será aberta a exposição “A participação dos judeus no desenvolvimento brasileiro”. O evento homenageará instituições e personalidades judaicas de Niterói e do estado do Rio, entre eles o diretor de TV, Maurício Sherman.
Desde 2006 o holocausto é lembrado na Câmara por força de lei municipal. O presidente Paulo Bagueira (SDD), é autor do projeto para que a Rede Municipal de Educação inclua no currículo escolar noções sobre a tragédia vivida pelos judeus. “É importante que a população, crianças, jovens e adultos, tenham conhecimento dos horrores vividos pela comunidade judaica durante o holocausto. Discriminação de qualquer tipo, seja racial, econômica ou de opção sexual, não pode ser tolerada”, ressalta Bagueira.
A escolha da data em memória às vítimas do nazismo ocorre em função do Levante do Gueto de Varsóvia, que aconteceu em 19 de abril de 1943, quando os judeus e poloneses perseguidos pelo exército alemão, ficaram 40 dias combatendo, sendo o único foco de resistência às tropas de Hitler. 
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário