quarta-feira, 26 de novembro de 2014

JORNAIS TERÃO QUE OFERECER EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA A SUAS EQUIPES‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro derrubou, nesta quarta (26), o veto total do Executivo ao projeto de lei, dos deputados Samuel Malafaia (PSD) e Clarissa Garotinho (PR), que obriga as empresas de comunicação instaladas ou com sucursal no estado do Rio a adquirir equipamentos de segurança para coberturas jornalísticas em situações que representem risco à integridade física dos profissionais, no exercício de sua atividade.

O texto define como profissionais da área de comunicação aqueles que exercem a atividade jornalística, por meio de periódicos impressos, radiofônicos, fotográficos, cinematográficos, eletrônicos, informatizados ou quaisquer outros, por veículos da comunicação social. O projeto também define como equipamento de segurança coletes à prova de balas, capacetes adequados para a atividade e máscaras de gás.

“A medida é importante para, principalmente, o profissional que cobre a área de segurança. É uma forma de dar proteção ao profissional”, diz Malafaia. “Sabemos que a cada cinco dias um profissional da imprensa morre no mundo, no exercício da profissão. Aqui no Rio também tivemos alguns casos. Por isso, é importante obrigar as empresas a oferecer equipamentos de segurança”, completou a deputada. A lei decorrente da derrubada do veto será publicada nos próximos dias.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário