quinta-feira, 18 de junho de 2015

COMISSÃO DE AGRICULTURA VISITARÁ SUPERMERCADOS PARA CHECAR DESPERDÍCIO‏

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (17), que vai investigar o descarte de alimentos dentro da validade por estabelecimentos comerciais no Estado. Presidente da comissão, o deputado João Peixoto (PSDC), afirmou que irá reunir os parlamentares para agendar visitas a supermercados do Rio e avaliar os motivos dos descartes indevidos.
 
Segundo o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, comerciantes que jogam comida fora ainda no prazo de validade devem ser punidos: "É comum que estabelecimentos descartem diariamente frutas e verduras que não estão completamente apresentáveis, apenas com alguma mancha ou risco na superfície. Estamos trabalhando para criar formas de punir, por lei, quem desperdiça alimentos". 
 
Políticas públicas

Na reunião, Christino Áureo também destacou a execução de programas do Governo para o desenvolvimento rural sustentável no Estado, liderados pelo Rio Rural. Com recursos do Banco Mundial, o projeto beneficia 48 mil agricultores, e investe na recuperação de áreas degradadas, manejo de recursos hídricos, reorientação de sistemas produtivos e apoio à comercialização de produtos. "É um programa que concilia meio ambiente e produção, envolvendo a preservação dos recursos naturais e o investimento em saneamento rural", disse o secretário. 
 
Outro programa de desenvolvimento rural do Governo do Estado é o Rio Leite, que investe em assistência técnica para os produtores e, segundo o titular da pasta, aumentou a produção leiteira de 470 para 610 milhões de litros de leite por ano entre 2007 e 2013. 
 
Ainda segundo dados da Secretaria de Agricultura, quase 100% das propriedades rurais do Estado têm eletricidade e a porcentagem de pobreza rural caiu de 35% para 10% entre 2007 e 2013, tornando-se a menor na Região Sudeste.   
 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário