domingo, 31 de outubro de 2010

Votação encerrada nas regiões Sul e Sudeste, em Goiás e no Distrito Federal

A votação está encerrada nas regiões Sul, Sudeste, em Goiás e no Distrito Federal. Nos demais estados, a eleição segue sem grandes problemas. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 77 pessoas foram presas por crime eleitoral até as 13h25. Ao todo, foram registradas 149 ocorrências, em sua maioria por boca de urna. O Pará lidera o número de ocorrências, com 21, seguido da Bahia, que tem 19. Até o início da tarde, 1.195 foram trocadas no país. O valor corresponde a 0,29% do total de máquinas e, de acordo com o TSE, está dentro da normalidade. Apenas uma seção de Sergipe teve de fazer a votação manual.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, votou logo cedo, às 9h10, na escola estadual Santos Dumont, em Porto Alegre. Pouco antes, ela participou de um café da manhã com aliados na capital gaúcha. A petista fez um pronunciamento rápido para a imprensa, sem direito a perguntas. “Aguardo com confiança o resultado do voto no dia de hoje”, afirmou. Dilma ainda disse que a campanha foi difícil, “com calúnias de todas as espécies”.

Pouco depois de Dilma registrar seu voto em Porto Alegre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Lula chegou às 9h30 na escola estadual João Firmino Correia de Araújo. Também estavam presentes os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB). “Sinceramente, acho que o candidato Serra vai sair menor desta campanha”, disse Lula. O presidente afirmou ainda que aposta na vitória de Dilma para presidente, e garantiu que o governo será só dela.

Às 10h30 foi a vez do candidato tucano José Serra votar, no colégio Santa Cruz, na Zona Oeste da capital paulista. Ele estava acompanhado da mulher, Mônica Serra, da filha Verônica e da neta Gabriela. Assistiram ao voto do presidenciável, dentro da sala de votação, o governador de São Paulo, Alberto Goldman, o governador eleito Geraldo Alckmin, e seu vice, Guilherme Afif, o senador eleito Aloysio Nunes, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Agora é povo que está falando. Essa é uma das belezas da democracia. O povo vota, o povo decide. Portanto, agora, o que nós vamos fazer é aguardar essa decisão dos brasileiros”, discursou Serra.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso votou às 11h30, no Colégio Sion, em São Paulo. Ele afirmou que o PT e o PSDB já deveriam ter trabalhado, durante a campanha presidencial, para viabilizar um ambiente político no qual questões importantes para o país, como as reformas política e tributária, pudessem ser realizadas em 2011. “O governo do presidente Lula se caracterizou por intransigência e intolerância. Um é bom, outro é mal, (para eles) no caso do PSDB eu sou o mal. Muito bem, essa é uma avaliação deles, mas nós precisamos avançar”, disse o ex-presidente.

Apuração - As urnas serão fechadas às 17h, horário de Brasília. No entanto, o horário de verão e a diferença de fuso atrasarão o período de apuração em duas horas. Somente depois de concluída a votação em todo o país é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode começar a divulgar resultados. Como a eleição em alguns estados só terminará às 19 horas no horário de Brasília, os primeiros resultados começarão a ser divulgados após este horário.

O TSE não especificou um horário para o término da apuração dos votos para presidente, mas a expectativa é de que isso ocorra entre 20 horas e 21h30 deste domingo. O tribunal informou ainda que 1195 urnas tiveram de ser substituídas em todo o país.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário