domingo, 20 de fevereiro de 2011

Curso prepara guias para atividades culturais no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, na zona sul da cidade, está recebendo até 18 de março inscrições para o curso que visa a formar profissionais para conduzir visitas guiadas a exposições de arte e centros culturais. Ministrado pela Incubadora de Monitores da EAV, unidade vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, o curso é a única qualificação gratuita na área no Rio de Janeiro.

As inscrições estão abertas a interessados com mais de 18 anos e que estejam cursando pelo menos o quarto período de qualquer curso universitário. São oferecidas 20 vagas para uma formação composta de 30 horas de aulas teóricas e práticas e estágio supervisionado. Desde a sua criação, no ano passado, o curso já formou cerca de 60 monitores, todos encaminhados para o mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora de ensino da EAV, Tânia Queiroz, o curso surgiu a partir de uma demanda interna da escola, que desde 2009 vem intensificando sua programação de exposições e outros eventos culturais. “Percebemos a necessidade de criar um trabalho permanente de monitoria para as exposições no Parque Lage, além de investir na formação específica de profissionais para atender a outros centros culturais”, disse.

Durante o curso, os alunos são levados aos principais centros culturais da cidade pela professora e responsável pela incubadora, Cristina de Pádula. Alguns desses espaços já estão recrutando profissionais formados pelo curso, como a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e o Theatro Municipal, que orgniza visitas orientadas às suas instalações, no centro do Rio.

Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.eavparquelage.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 3257-1800.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário