sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Viradouro traz de volta seu símbolo para abre-alas

Com 2.200 componentes e um desfile orçado em R$ 2 milhões, a Viradouro quer voltar ao Grupo Especial. Para isso conta com a força e a garra de sua comunidade, o novo presidente Gusttavo Clarão e com o carnavalesco Jack Vasconcelos, que desenvolve o enredo "Quem sou eu sem você?". O enredo foi sugerido pela diretoria da escola que queria transmitir ao público a mensagem presente na sua bandeira: um aperto de mãos que expressa a característica mais marcante de sua aguerrida e apaixonada comunidade: a união entre os seus componentes, que está lá estampada no próprio nome da agremiação "Unidos".

- Ingrediente fundamental em todo relacionamento humano, a união ganha contornos destacados no agrupamento de pessoas que se reúnem em busca da realização de objetivos e/ou sentimentos comuns. Dentro desse contexto, pode-se dizer, junto com o dito popular, que "a união faz a força"! Sozinhos não somos ninguém, juntos - escola e comunidade - chegaremos muito além do que se possa imaginar - diz o carnavalesco.


Sendo assim, a bandeira da agremiação estará estampada já no abre-alas. A ideia é transmitir a mensagem de comunicação através do próprio símbolo da escola. O diferencial do enredo, portanto, é dar uma função ao papel da comunicação: buscar o outro.

1º Setor - Unidos por um pavilhão

Inicia-se o enredo com a própria escola de samba e a mensagem que o seu pavilhão transmite. Um aperto de mãos, significando a união entre as pessoas é o pontapé para o começo da história do enredo.

Nesse setor estarão além da comissão de frente que terá um elemento surpresa, o casal de mestre-sala e porta-bandeira e a velha guarda à frente do carro abre-alas que terá 120 componentes coreografados por Andrea de Cássia que formarão no decorrer do desfile a bandeira da escola e sua torcida, além de trazer novamente a coroa da Viradouro para o primeiro carro da escola rodeada por 20 belas mulheres.

2º Setor - Vencendo barreiras

O segundo setor da escola mostrará os primeiros passos do homem na comunicação. Desde a fala até o descobrimento de que precisavam colocar "para fora" do seu corpo o seu conhecimento. Nele estarão elementos como a escrita, o desenho, o homem primitivo, o som dos animais, o tambor, a fumaça, as primeiras letras do alfabeto e chinês inventando o papel. Fechando o setor, haverá o segundo carro alegórico da escola com mais de 10 metros de altura representando a Torre de Babel.

- Teremos 14 componentes como se fossem os construtores da torre. Esse carro conta com uma estrutura tipo elevador que abaixará o seu tamanho quando passar pela torre de transmissão de TV na Avenida. Durante essa queda da torre, eles falarão diversas línguas do mundo, exatamente como diz a lenda, de que Deus achava uma tremenda petulância do homem querer chegar ao céu e derruba a torre para que esses operários espalhem a linguagem pelo mundo - esclarece Jack Vasconcelos.

3º Setor - Vencendo distâncias

Com a grande descoberta dos chineses em inventar o papel permitindo que o homem levasse a comunicação escrita para outros lugares, nasce a mídia portátil - a informação passa a circular no mundo conciliando com a internet de hoje.

Serão mostrados nessa parte do enredo desde o pombo correio levando os recadinhos, a tipografia, a prensa, o telefone, o rádio, a televisão até a informática de hoje. É neste setor que estará a bateria da escola representando os mensageiros. Também haverá uma ala com sete figurinos diferentes representando etnias diversificadas, mostrando a globalização. Fechando o setor, o 3º carro da escola "Planeta Conectado" que terá 12 patinadores espalhados por uma rampa representando Mercúrio (rei da comunicação) levando mensagens pelo planeta.

4º Setor - Vencendo fronteiras

O homem sempre estudou o céu em busca de contato e de vida. A insatisfação do homem em se comunicar apenas na Terra faz com que ele use o campo extraterrestre para buscar respostas. Nesse setor haverá satélites, vidas de outros planetas, disco voador, marcianos e muito mais. Encerrando essa parte do enredo, o 4º carro alegórico terá um E.T com seis braços gigantes em movimentos de Parintins querendo "tocar" o público. Esse carro também distribuirá uma surpresa para quem estiver nas frisas e arquibancadas da Sapucaí.

5º Setor - Vencendo dimensões

No quinto e último setor da Viradouro o homem descobre que ele faz parte de um conjunto e que não é nada sozinho. O amor é a linguagem universal entendida em qualquer lugar do mundo. O homem sabe que existe uma força que não se enxerga, mas se sente. As religiões serão mostradas nessa última parte do enredo através de alas como exu, medius videntes, oráculos, magos, seres elementais e fechando o desfile Chico Xavier que virá no último carro alegórico da agremiação psicografando. Haverá nessa alegoria 60 pessoas representando os médiuns, além de representantes do Ministério da Comunicação da Colônia Nosso Lar.

- Na verdade, passamos milênios buscando uma forma de estarmos sempre juntos (em bandos, tribos, grupos, nações, fraternidades, torcidas, agremiações, entidades etc) para descobrirmos a mais simples e libertadora lição de que o amor pode tudo e nada se pode contra ele. O amor existe dentro de nós, nos aproxima, nos une, nos fortalece no infortúnio, nas dificuldades. Foi ele o grande diferencial entre o ontem e o hoje e será a mola propulsora entre o hoje e o amanhã - finaliza o carnavalesco Jack Vasconcelos.

SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário