Começa hoje (21) a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Pela primeira vez, todos os estados do país vão participar do evento, que se dedica a apresentar filmes sul-americanos que permeiam temas atuais de direitos humanos no continente. No Rio de Janeiro, a exibição dos filmes acontecerá até o dia 30 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil.
"A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos tem como uma de suas ações prioritárias sensibilizar a população nas temáticas que envolvem os direitos humanos em todas as suas vertentes. Estamos juntos com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República neste evento porque acreditamos que a cultura, em especial o cinema, é um importante canal para levar toda a diversidade dos direitos humanos, de diferentes países da América do Sul, para o povo brasileiro" destacou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.
Em 2011, a mostra recebe mais de 240 filmes, 40% a mais que no ano passado. Nesta edição, os filmes selecionados tratam dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Cidadania LGBT, Democracia das Populações Tradicionais, Quilombolas e Afrodescendetes, Pessoas Idosas, Saúde Mental e Combate à Tortura, Pessoas com Deficiência, entre outros temas.
A programação é organizada da seguinte forma: Contemporâneos, com produção recente sul-americana; Retrospectiva Histórica, dedicada ao tema Direito à Memória e à Verdade, e Programa Especiais. A entrada é gratuita e há acessibilidade para deficientes físicos, já que as sessões contam com sistema de audiodescrição e de closed caption, voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário