Os usuários do Metrô
Rio já podem sacar o troco dos cartões pré-pagos, conforme
determina a Lei, de autoria do deputado André Lazaroni (PMDB). O parlamentar esteve, nesta terça
(12), na Estação Carioca, no Centro do Rio, para acompanhar o
cumprimento da norma e aproveitou para distribuir panfletos
explicativos. “Viemos verificar como a lei está sendo cumprida e
divulgar este direito da população. Ficamos satisfeitos em saber
que a concessionária já havia disponibilizado o serviço desde a
última quarta (06)”, disse o peemedebista. A determinação
obriga que o metrô devolva o valor que restar no bilhete pré-pago,
desde que o usuário não queira inteirar para comprar nova passagem.
Com a carga mínima de
R$ 10, é possível fazer três embarques – R$ 3,20 cada passagem –
e ainda sobram R$ 0,40, que ficam retidos no cartão. A partir da
nova medida, o passageiro pode sacar este saldo e o que tiver
acumulado. Para o garçom Antônio Pereira, que tem dois cartões em
uso, o ressarcimento total do troco é uma forma de controlar os
gastos com transportes: “Este benefício veio em boa hora. Vou
sacar o troco de um dos bilhetes e ficar apenas com um cartão. O
dinheiro é meu por direito e uso para outra finalidade”.
Informado sobre os
benefícios da nova lei, o office boy Hebert dos Santos, que
mensalmente recarrega o cartão nas máquinas de autoatendimento,
aproveitou que a bilheteria estava vazia e sacou o saldo total do seu
cartão. “Virei sempre na hora em que os caixas estiverem mais
vazios para sacar o dinheiro retido e que ficaria parado”,
garantiu. Na opinião do advogado Rodrigo Magalhães, que não
utiliza do serviço todos os dias, ter a possibilidade de resgatar o
valor residual de seu cartão é uma excelente notícia. “Resgatarei
o saldo que não usarei imediatamente. Este dinheiro ficaria parado
até que eu andasse de metrô novamente”, destacou.
Lazaroni explicou que a
medida é “fruto de muitas discussões”. “O Ministério Público
Estadual também estava cobrando esta postura da
concessionária. Este é um direito do usuário, mas que irá
beneficiar o próprio metrô, que perdia dinheiro com cartões que
não eram devolvidos”, afirmou. O Metrô Rio reservou guichês
especiais para receber os cartões antigos e devolver o dinheiro. Os
operadores já estão informados sobre esta nova funcionalidade e
haverá sinalização adequada nos caixas, além de orientação por
agentes de segurança e auxiliares.
A lei que concede este
benefício aos usuários foi publicada no Diário Oficial de 7 de
março de 2012. Funcionários da Central de Atendimento da
concessionária também estão cientes dos procedimentos em favor do
usuário e podem dar informações através do número 0800 595 1111.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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