quarta-feira, 20 de junho de 2012

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DA ABERTURA DA CÚPULA DE ESTADOS‏


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo (PMDB), participou, nesta terça (19), no auditório do Pavilhão do Estado do Rio, no Parque dos Atletas, ao lado do Riocentro, zona Oeste da capital, da cerimônia de abertura da reunião da Cúpula Mundial de Estados e Regiões, um evento da Rio+20. “Discutir as ações locais em prol da economia verde e do desenvolvimento sustentável é o principal motivo para a realização dessa conferência. O convencimento e as atividades regionais podem ser replicados para diversas partes do mundo e ajudar na preservação do meio ambiente. É a noção de que fazer pela sua casa, pelo seu bairro, é fazer por todo o planeta”, declarou o peemedebista.

O governador Sérgio Cabral entregou a Cristiane Figueiras, representante da ONU, a declaração das propostas da cúpula para discussão na Rio+20 e disse estar muito feliz em promover esse encontro. “Estamos satisfeitos em receber esse evento tão importante que é a Rio+20, com todas as suas vertentes: a sociedade mobilizada, as Organizações Não Governamentais, os acadêmicos, os planos de governos diferenciados, as questões nacionais e os debates regionais. Nosso papel, como governantes regionais, é fazer uma discussão para a construção das parcerias entre o atores nacionais e os municipais”, afirmou Cabral.

Para a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que participou do evento representando a presidente Dilma Rousseff, a “corresponsabilidade de todos é o principal legado da Rio+20”. “É uma sinergia extremamente positiva, para que não só o compromisso a ser assumido pelos governantes mundiais, através da declaração oficial das nações unidas, seja importante. Ter um planeta com desenvolvimento sustentável é responsabilidade dos governantes, mas também da sociedade civil, dos governos regionais, dos parlamentos e de todos”, comentou Ideli..

A Cúpula Mundial de Estados e Regiões foi organizada pelo Governo do estado em parceira com a Organização das Regiões Unidas, a Rede de Governos Regionais para Desenvolvimento Sustentável e o The Climate Group. No evento, foi lançada a Coalizão Global de Estados e Regiões para Uma Nova Economia, em que os seus membros se comprometerão com metas específicas e iniciativas que englobem as dimensões econômicas, sociais e ambientais de desenvolvimento sustentável.

Participaram da mesa de abertura o vice-governador Luiz Fernando Pezão; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc; o primeiro-ministro de Quebec, no Canadá, Jean Charest; o governador de Azuay, no Equador, Paúl Carrasco; a ministra do Meio Ambiente do País Basco, na Espanha, Pilar Unzalu; o ministro de Sustentabilidade da Austrália do Sul, Paul Caica; e o ministro de Território e Sustentabilidade da Catalunha, Espanha, Lluís Recorder i Miralles.


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário