sexta-feira, 15 de junho de 2012

SEMINÁRIO DO FÓRUM SOBRE SUSTENTABILIDADE É ABERTO NA RIO+20‏


O deputado Luiz Paulo (PSDB) presidiu, nesta quinta (14), a abertura do seminário “O Papel do Legislativo estadual na sustentabilidade: reflexão e ações”, no Parque dos Atletas, zona Oeste do Rio. O evento é uma realização do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, em sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Segundo o parlamentar, o seminário é de extrema importância, já que 20 anos se passaram desde a Eco-92 e os problemas ambientais se agravaram.

“A Alerj tem um trabalho muito amplo através das suas comissões permanentes, que estão integradas na proposta de trabalho do próprio Fórum de Desenvolvimento Estratégico. Esta mesa de abertura abordou questões de contabilidade, pequenas e médias empresas e inovações tecnológicas, a partir da produção científica das universidades. Esses temas afetam especificamente as comissões de Educação, Economia, Tributação e Orçamento, entre outras. Esses desafios são os desafios que a Assembleia enfrenta ao discutir as políticas públicas sobres as quais ela legisla”, salientou o tucano.

Para o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Silvério de Paiva Freitas, a Alerj exerce um papel fundamental para o desenvolvimento do estado. “É necessário entender e atender as necessidades da população, apoiar o amplo acesso ao ensino, a pesquisa e extensão nas universidades, além de incentivar programas que visam a sustentabilidade”, apontou. O reitor disse, ainda, que a Uenf atua fortemente na formação de profissionais preparados para o desafio do desenvolvimento sustentável, tecnológico e social.

Secretária geral do Fórum, Geiza Rocha lembrou que o evento mostra a diversidade de temas que o Legislativo se depara todos os dias quando pensa no crescimento do estado. “Esse debate de abertura começou a mostrar os desafios enfrentados na busca da sustentabilidade em vários setores, e de que forma o Legislativo pode atuar de forma mais direta nessa questão", afirmou. Durante a tarde o seminário continuará, com palestras de deputados estaduais discutindo diversos assuntos. Confira abaixo o que será abordado.

14h00: Dr. Haroldo Mattos Lemos “Do pensamento à ação: perspectivas para a Rio+20 e ações do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio”
Painéis:

14h30 – Deputado Luiz Paulo: “Sustentabilidade e catástrofes”
Debatedora: Thereza Carvalho, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)

15h05 - Deputada Aspásia Camargo (PV): “Sustentabilidade e Saneamento ambiental”
Debatedor: Raul Pinho, embaixador do Instituto Trata Brasil

15h40 – Deputado Gustavo Tutuca (PSB): “Sustentabilidade e Inovação”
Debatedor: Ilan Goldman, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro – RJ)

16h15 – Deputado Pedro Fernandes (PMDB): “Sustentabilidade e Cidadania”
Debatedor: Rafael Viola, procurador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

16h50 – Deputado Robson Leite (PT): “Sustentabilidade e Cultura”
Debatedor: Bemvindo Siqueira, ator

17h25 – Deputado Gilberto Palmares (PT):“Sustentabilidade e Transportes”
Debatedor: Licinio Machado Rogerio, engenheiro e membro do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro

18h – Deputado André Lazaroni (PMDB): “Desenvolvimento Sustentável do Estado”
Debatedora: Verônica Da Matta, bióloga

O Pavilhão do Rio de Janeiro fica no Parque dos Atletas na Av. Salvador Allende, s/n°, Barra da Tijuca em frente ao Riocentro


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário