quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CARDIOLOGISTA ROSA CÉLIA RECEBE MEDALHA TIRADENTES‏

Diretora e idealizadora do Pró Criança Cardíaca, a cardiologista pediátrica Rosa Célia Barbosa foi homenageada, nesta terça (14), com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega da medalha, realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, foi uma iniciativa da deputada Myrian Rios (PSD).

Para a deputada, a médica é um exemplo a ser seguido, pois tem um trabalho de comprometimento com o próximo. “O Pró Criança Cardíaca, que é sem fins lucrativos, já registrou 16 mil consultas e quase 800 cirurgias. Mesmo assim, ela abraçou o projeto da construção do Hospital Pró Criança Cardíaca, que irá possibilitar a realização de um número bem maior de cirurgias. A medalha para ela é mais do que merecida”, avalia a parlamentar.

Já tendo recebido outras homenagens, no Brasil e no exterior, Rosa Célia disse que sentia muito lisonjeada com a homenagem. “Diante de tantas pessoas importantes que poderiam receber essa medalha, vejo com generosidade o fato de a deputada ter me escolhido. É algo que realmente me emociona e me deixa muito feliz, pois a deputada tem uma postura ética”, disse Rosa.

Alagoana de Palmeira dos Índios, Rosa Célia é uma das médicas mais respeitadas do País. De família pobre, passou parte da infância e da adolescência em colégio interno, mas saiu de lá com um objetivo: trabalhar na área de saúde. Superando as dificuldades financeiras, formou-se na antiga Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Foi como médica da rede pública que teve contado com o drama de crianças cardíacas. A partir daí, fez especialização em cardiologia pediátrica no National Heart Hospital, em Londres; qualificação no Texas Children’s Hospital, em Houston; e requalificação no Children’s Hospital Medical Center, em Boston, o mais importante centro de cardiologia pediátrica do mundo.

Com a experiência adquirida, implanta, em 1990, a Unidade Pediátrica do Hospital Pró Cardíaco. Seis anos depois, cria dentro da unidade o Pro Criança Cardíaca, que, na prática, era a institucionalização do atendimento já prestado em sua clínica particular a crianças carentes cardíacas. Na ocasião, Rosa fez uma parceria com hospital para procedimentos invasivos. Hoje os altos custos de internações e cirurgias são pagos através de doações.

Entre os convidados estavam médicos do Pró Cardíaco, representantes da Academia de Medicina, a subsecretaria de Estado de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, representando o governador Sérgio Cabral, além de amigos e familiares de Rosa Célia.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário