terça-feira, 28 de maio de 2013

CONCESSIONÁRIA PLANEJA MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA DE NITERÓI‏


Um novo plano para melhorar a estrutura da iluminação pública na região Oceânica de Niterói será apresentado pela concessionária Ampla até o dia 24 de junho, em resposta às reivindicações feitas pelos moradores na audiência pública da Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social realizada nesta segunda (27). O prazo foi dado pelo diretor de Relações Institucionais da Ampla, Guilherme Brasil. “Aparentemente, uma solução será encaminhada pela concessionária. É preciso que haja melhora na eficiência do serviço de atendimento à população, pois, muitas vezes, a burocracia atrapalha a comunicação”, afirmou o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT).

Morador do bairro de Piratininga, Mauro José Lima queixou-se tanto da queda de energia quanto do estado dos postes de iluminação pública. “Há dois anos, fomos assegurados de que a estrutura de iluminação da Região Oceânica seria modificada, mas isso não aconteceu até hoje. O discurso público está perdendo credibilidade com a população”, denunciou. O diretor de Iluminação da Prefeitura de Niterói, José Carlos Alvarega, disse que 12.000 postes de iluminação na cidade já foram trocados nos primeiros cinco meses deste ano. "A próxima meta é disponibilizar o serviço de reclamação de 72 horas. A situação está melhorando, mas é preciso mais tempo”, disse.

O presidente da Associação de Moradores do Morro do Cavalão, Eduardo dos Passos, compareceu à audiência no colégio Itapuca usando uma fantasia, como forma de protesto. “A comunidade quer sair da ilegalidade. Queremos investimentos na nossa área também. Cinco ou seis postes estão caindo quase em cima das casas, podem acabar matando alguém. Quem vai responder por isso: a Ampla, a Prefeitura ou o cidadão que paga a luz ?”, indagou. “O índice geral de qualidade melhora cada vez mais. Pretendemos apresentar uma solução para a Região Oceânica em 30 dias. Uma parceria entre a Prefeitura e a Ampla está sendo estudada”, respondeu Guilherme Brasil.












De acordo com o representante da Prefeitura, em 2009 a possibilidade de um convênio entre o  município e a Ampla para a poda de árvores e vistorias começou a ser avaliada. "Essa questão está sendo debatida juntamente à Secretaria Municipal de Ambiente e Recursos Híbridos, e uma resposta será encaminhada”, acrescentou Alvarega. Os maiores problemas citados pelos moradores foram queda constante de fases de luz e falta de poda de árvores, que crescem muito e batem nos transformadores. Paulo Ramos sugeriu a possibilidade de adoção de um sistema de fiação subterrânea. “Sei que é um investimento alto, mas acredito que valeria a pena. Alguém precisará ser eletrocutado para que isso seja feito ?”, opinou. “Vamos continuar esse trabalho e marcar reuniões periódicas com os moradores da Região Oceânica de Niterói. Essa questão é muito séria e a população precisa ser tranquilizada”, finalizou o pedetista.


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário