terça-feira, 28 de maio de 2013

GAFIEIRA ELITE SERÁ VISTORIADA PELA COMISSÃO DE CULTURA DA ALERJ

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro fará uma vistoria na Gafieira Elite para avaliar as atuais condições do prédio e de seu entorno. O anúncio foi feito nesta segunda (27) pelo presidente do colegiado, deputado Robson Leite (PT), durante audiência pública realizada para discutir a importância cultural e histórica da edificação para a cidade do Rio e para o estado. “A cultura não é mais uma pauta secundária no nosso País. Temos que valorizar a nossa identidade local, e a Gafieira Elite é um marco cultural na história da nossa cidade, do nosso estado", afirmou o petista. A proprietária e presidente da Elite, Nieves Ester, listou as dificuldades de se manter a casa aberta, e dos graves problemas de segurança que atingem os arredores do local.



“A segurança do entorno é precária, pois os clientes estão sendo assaltados na região, onde há muito pouco policiamento. Além disso, não é raro vermos esgoto correndo a céu aberto”, listou Nieves, afirmando que o tombamento da edificação faria o Poder Público resolver tais problemas com mais celeridade. Fábio Lima, representante do Ministério da Cultura, afirmou que a casa é um patrimônio histórico e uma das identidades culturais do Rio e do País. “O Centro do Rio ficou muito tempo à margem do crescimento econômico da cidade. Por isso, o Ministério tem atuado como um órgão articulador entre os governos (municipal e estadual) e se coloca à disposição para ajudar no que for possível”, frisou Lima.



Artistas e intelectuais compareceram à audiência para prestar apoio à causa. “O espaço que tenho, hoje, como dançarino, é fruto de muita luta e se deu, principalmente, por eu ter tido a oportunidade de contar com um local como a Elite para dançar”, lembrou Carlinhos de Jesus, contando que, na infância, seu sonho era conhecer e frequentar a casa. Adelaide Chiozzo, atriz e cantora que se apresentou na casa durante o auge, lamentou o atual esquecimento do local, que abrigou tantas estrelas da período áureo do rádio. “Poucas cidades do mundo têm tamanha riqueza cultural como o Rio, e a Gafieira Elite é a casa que abrigou os maiores artistas da nossa história”, relembrou Ricardo Cravo Albin, musicólogo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira.

Histórico

A Gafieira Elite, antigo Elite Clube, fundada em 1930, completará 84 anos em julho deste ano. Durante muito tempo, artistas e autoridades como Geraldo Moreira, João Nogueira, Elizeth Cardoso, Chico Buarque e Dalva de Oliveira, além dos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre outros nomes ilustres, frequentaram o local. Para mantê-lo, o deputado Robson Leite anunciou a formação de um grupo de trabalho que realizará vistorias na busca por melhorias para o local.
“Estou convencido que o melhor caminho é o tombamento, mas temos que aproveitar a oportunidade, com a presença de representantes do Ministério da Cultura, e trazer, com isso, o Governo do estado para que, ao lado dos responsáveis pela Gafieira Elite e a sociedade civil, possamos identificar o melhor caminho a ser seguido”, finalizou o petista.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário