quinta-feira, 30 de maio de 2013

PRESIDENTE DE DOCAS DESCARTA MUDANÇA DO PÍER EM “Y” NO PORTO DO RIO‏

De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Melo, não existe a possibilidade de alteração no modelo de construção do píer entre os armazéns 2 e 3 da zona Portuária, com o formato em “Y”. O motivo que contraria a construção do píer no formato em “E”, com maior visibilidade para a Baía de Guanabara, seria o prazo apertado para a entrega das obras. Segundo Melo, as intervenções começaram no último dia 18 de fevereiro e “mudá-las, agora, significaria comprometer o compromisso com as Olimpíadas. Se alterarmos o projeto, vamos ter que fazer uma nova licitação e isso não vai dar tempo”, concluiu o presidente de Docas, em uma audiência pública acompanhada pela Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta (29), na Câmara de Vereadores do Rio.

A reunião foi realizada em conjunto com a Comissão Especial da Câmara formada para analisar o projeto do píer em “Y”, presidida pela vereadora Laura Carneiro (PTB). Durante o encontro, a presidente da Comissão da Alerj, deputada Aspásia Camargo (PV), mostrou-se contrária ao posicionamento de Docas. “Não podemos dar o fato por consumado. Pouco importa se o píer é em “Y” ou em “E”, pois acho que o local é que é inconveniente. O próprio prefeito Eduardo Paes, já estendeu as mãos para ajudar a transferir a recepção dos navios”, lembrou a parlamentar. Responsável por movimentar cercar de R$ 30 bilhões ou 8 milhões de toneladas por ano, o Porto do Rio prevê, com as novas construções, estender a capacidade de operação para até 25 milhões de toneladas neste mesmo período.

Jorge Melo ainda explicou que existe um contrato assinado com o Comitê Olímpico Internacional, para que o porto possa receber seis ou sete navios, com um total de, pelo menos, 20 mil leitos, durante os jogos de 2016. “Nossa primeira ideia seria algo próximo do píer em “E”, mas não seria possível devido à área de manobra necessária para um navio entrar com segurança. Por isso, chegamos a ideia do píer no formato concêntrico, ou em “Y”, como foi apelidado”, ponderou. 
Também presente ao debate, o vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Pedro da Luz, descartou o projeto em “E”, mas sugeriu que as mudanças devem priorizar a circulação livre de pessoas e preservar o bem-estar da população e dos visitantes.

Aspásia chamou atenção para o fato de a obra não poder ser realizada sem a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental, que foi dispensado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental. “Avançar em uma obra sem as documentações necessárias é mais uma prova de ilegalidade. Gostaria que o presidente de Docas refletisse sobre a necessidade de terminar com esses debates, para, depois, darem sequência às obras”, avaliou. A vereadora Laura Carneiro pretende voltar a discutir as negociações: “Esperamos que, nas próximas semanas, seja possível uma reunião entre Docas e os demais envolvidos. Queremos ver alternativas para a transformação desse projeto. Ainda estamos em uma fase preliminar e acho possível algum tipo de mudança”.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário