terça-feira, 22 de novembro de 2011

ALERJ CONCEDE MEDALHA TIRADENTES A LUCIA HIPPÓLITO


A comentarista e apresentadora da CBN Rio, Lucia Hippólito, foi homenageada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda (21), com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda da Casa. A iniciativa da concessão da insígnia foi da deputada Aspásia Camargo (PV), para quem a bagagem da jornalista, que também é historiadora e cientista política, elevou a qualidade da emissora. “Ela é uma profissional completa, que, com todo o seu conhecimento, presta um serviço de excelência no jornalismo”, apontou a parlamentar. As duas trabalharam juntas na década de 1980, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. “Ela, já historiadora, se ofereceu como estagiária no programa de História Oral”, lembra Aspásia.

Para o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), que abriu a sessão, a imprensa tem papel fundamental na consolidação da democracia, e, portanto, é importante patrocinar bons profissionais como Lucia Hippólito. “Receba do Parlamento fluminense toda a solidariedade e respeito. Você consegue executar seu trabalho sem fazer juízo de valor. É uma homenagem justa”, disse. O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também compareceram à cerimônia de homenagem. “Lucia trabalha com habilidade as palavras, por mais difícil que seja o tema ou a posição do entrevistado. Sua abordagem é correta”, avalia Miro. Lindbergh completa: “Seja qual for o tema, ela conjuga o papel diário do jornalista com o aprofundamento necessário da cientista política”.

Natural de Bauru, Lucia é formada em História pela PUC-RJ e em Ciência Política pelo Iuperj. É também comentarista política e colaboradora de diversos jornais e revistas. Entre seus livros destacam-se “PSD de Raposas e Reformistas”, “Política. Quem faz, quem manda, quem obedece” e “Por dentro do governo Lula. Anotações num diário de bordo”. “É uma honra ter esse reconhecimento do Estado que me acolheu calorosamente há mais de cinquenta anos. Estou muito orgulhosa e emocionada”, disse.

Lucia também participou, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan, do debate semanal “As Meninas do Jô”, exibido no Programa do Jô, às quartas-feiras, entre 2005 e 2010. Também foi chefe de gabinete da Presidência do IBGE. É casada com o professor Edgar Flexa Ribeiro, dono e diretor do Colégio Andrews, presidente da Academia Brasileira de Educação e ex-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Rio de Janeiro.

É bicampeã do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalismo Político em Mídia Eletrônica, tendo vencido em 2007 e 2009. Em 2008, ganhou o prêmio de Mulher do Ano nos Meios de Comunicação, conferido pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa 2010 na categoria Comentarista ou Colunista de Rádio, do qual é pentacampeã.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, Sérgio Besserman, e o deputado federal Otávio Leite (PSDB). O também deputado federal Chico Alencar (PSol) enviou uma mensagem de congratulação e o governador Sérgio Cabral foi representado por sua assessora chefe de comunicação, a jornalista Valéria Blanc.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário