terça-feira, 22 de novembro de 2011
PROFESSOR AFIRMA QUE GESTÃO DE MEGAEVENTOS ESPORTIVOS DEVE SER PÚBLICA
União, estado e municípios devem conduzir, juntos, a gestão dos megaeventos esportivos que trarão benefícios para o Rio de Janeiro. A afirmação foi feita pelo professor de Educação Física Lamartine Costa, da Universidade Gama Filho, durante palestra sobre o conceito de legado esportivo no Brasil, organizada pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, dirigido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo (PMDB). “Em uma primeira tomada de posição, a maior parte das despesas acaba sendo alocada nas esferas governamentais. Então, não é outra entidade, fora o Governo, que decidirá o futuro dos investimentos”, afirmou o professor.
O professor ressaltou que os próximos grandes eventos sediados na cidade do Rio de Janeiro, como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, precisam contar com a participação da sociedade. Durante sua apresentação, Costa também falou sobre o conceito de legado. “Precisamos entender que o legado é uma definição em progresso. Isso significa que ela ocorre de acordo com as circunstâncias. Trata-se de um conceito dinâmico, onde se trabalha para chegar a um determinado lugar. Apesar de necessitar de um planejamento preliminar, o legado vai sofrer mudanças ao longo de seu processo”, esclareceu.
A secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, enalteceu a importância da discussão e garantiu a continuidade do trabalho. “A partir dessa nossa discussão, o Fórum vai ter como associar todos os assuntos voltados para o legado esportivo no Brasil e em nosso estado. Queremos saber e ouvir das autoridades públicas o que está sendo feito”, disse. Na próxima sexta (25), às 9h, o Fórum realizará em parceria com a comissão especial do Legado, presidida pelo deputado Nilton Salomão (PT), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, um encontro com o tema “O papel do Legislativo no legado dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016”.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário