quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PALESTRA NA SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA VAI DISCUTIR FOTOGRAFIAS EM GRANDES FORNATOS

Especialista em fotografias com câmeras de grande formato, Cesar Barreto fará uma palestra gratuita na Sociedade Fluminense de Fotografia, nesta quinta-feira, 30 de janeiro, às 19h30m. No encontro, aberto ao público em geral, ele falará sobre o uso de câmeras de campo que são confeccionadas em madeira, inclusive com um modelo de 1932 e sobre o seu último trabalho “Rio Pictoresco”, um livro reunindo diversas imagens de sua autoria sobre a cidade do Rio de janeiro. Cesar Barreto começou a sua atividade profissional através da Sociedade Fluminense de Fotografia e a palestra faz parte das comemorações pelos 70 anos de fundação da tradicional instituição fotográfica. A Sociedade Fluminense de Fotografia está localizada na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone 2620 0885. 

Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges 

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL EXIBE “BICHO DE SETE CABEÇAS”

O Núcleo de Produção Digital de Niterói exibe nesta quarta (29), às 16 horas, com entrada gratuita, o filme “Bicho de Sete Cabeças”.

A exibição faz parte do projeto Saúde Mental no Cinema, do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da Fundação Municipal de Educação, e consiste na apresentação de filmes seguidos de debates mediados por convidados. 

“Bicho de Sete Cabeças”, dirigido por Laís Bodanzky e com roteiro de Luiz Bolognesi baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, “Canto dos Malditos”, tem Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cássia Kiss nos papéis principais. O filme conta a história de Neto (Rodrigo Santoro), um jovem que é internado em um hospital psiquiátrico após seu pai descobrir um cigarro de maconha em seu casaco. Lá, Neto é submetido a situações abusivas. O filme, além de abordar a questão dos abusos feitos pelos hospitais psiquiátricos, também aborda a questão das drogas e a relação entre pai e filho.

“Bicho de Sete Cabeças” recebeu vários prêmios e indicações, dentre eles, o Prêmio Qualidade Brasil, o Grande Prêmio Cinema Brasil e o Troféu APCA de Melhor Filme, além de ser o filme mais premiado do Festival de Brasília e do Festival de Recife.


Após a sessão haverá debate sobre dependência química mediado pelo psicanalista Lenilson Ferreira, autor do livro “Psicanálise: o que ela pode fazer por você”.


O Núcleo de Produção Digital de Niterói fica na rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói. Mais informações: 2622-1324.


Ascom NPDN
Edição: Camilo Borges

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

UNIÃO DAS ESCOLAS DE NITERÓI DIVULGA PLANEJAMENTO DO CARNAVAL 2014

A Diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói divulga hoje como ficará a Rua da Conceição, no Centro da cidade, para a passagem das 35 agremiações que farão os desfiles oficiais nas noites dos dias de carnaval. Além de reforço na iluminação ao logo dos 500 metros da área de desfiles, o local receberá arquibancadas, banheiros químicos e sistema de som. Pelo nono ano consecutivo, a festa terá entrada gratuita. Um público entre 15 e 25 mil pessoas é esperado a cada noite.
         
O plano de desfiles do Carnaval 2014 começou a ser elaborado em abril do ano passado pela União, através de plenárias com as agremiações filiadas à entidade. "A cada ano, trabalhamos no sentido de melhorar tudo que já foi feito anteriormente. Graças ao apoio das autoridades, nossos desfiles se transformaram em um marco do Carnaval. Esperamos uma festa ainda melhor dos que as outras em 2014", afirmou o presidente, Ito Machado.
A área interditada para a montagem das arquibancadas, cabines de jurados, instalação de banheiros químicos e camarotes para convidados ficará no trecho entre a Ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Sepetiba. Para a realização do evento, as agremiações vão se concentrar entre as ruas José Clemente e Visconde do Rio Branco, até o início da Rua da Conceição. A área de desfiles terá um percurso de cerca de 500 metros, até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O restante do percurso, até a Visconde de Sepetiba, será usado como área de dispersão.
 
Cada escola de samba do Grupo Principal, a se apresentar na noite de terça-feira, terá entre trinta e quarenta minutos para apresentação e segundo o regulamento, terão que se apresentar com, no mínimo, 400 figurantes. Nessa data, passarão pela Rua da Conceição as seguintes agremiações: Magnólia Brasil, Império de Araribóia, Mocidade de Icaraí, Independente do Boassu, Folia do Viradouro, Sabiá, Unidos da Região Oceânica, Tá mole, mas é meu, Grupo dos Quinze e Cacique da São José. 

Já as escolas do Grupo de Acesso, na noite de segunda-feira, terão entre vinte e trinta minutos para apresentação, devendo levar o número mínimo de 250 figurantes. A ordem de desfiles é a seguinte: Balanço do Fonseca, Experimenta da Ilha da Conceição, Unidos do Sacramento, Souza Soares, Garra de Ouro, Bem Amado, Se não Aguenta porque veio, Bafo do Tigre, Alegria das Zona Norte e União da Engenhoca.
Na noite de domingo, desfilam as seguintes agremiações do Grupo Especial de Enredo: Banda Batistão, Galo de Ouro, Tá rindo por quê?, Combinados do Amor, Unidos do Castro, Amigos da Ciclovia, Grilo da Fonte, Ferimento Leve, Fora de Casa. As agremiações deverão levar o número mínimo de 180 figurantes e terão até trinta minutos para se apresentar. 

No sábado, cinco Blocos de Embalo vão desfilar: Pauta Quente, Olodumaré, Unidos do Barro Vermelho, Unidos do Preventório e União do Maruí. Embora façam, apresentações livres, os blocos serão observados por um grupo especializado, que todos os anos atua na Rua da Conceição avaliando todas as agremiações, que podem ser promovidas ao Grupo Especial de Enredo. 

Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VEÍCULO ANFÍBIO COMEÇA A OFERECER PASSEIOS PARA TURISTAS NO RIO

A partir da próxima sexta-feira (31), os turistas poderão admirar as belezas naturais do Rio de Janeiro a bordo de um ônibus anfíbio, que oferecerá um passeio terrestre pela orla carioca e um mergulho na Baía de Guanabara. Lançado pela empresa Duck Tour Brasil, com o apoio da Secretaria de Turismo, o novo transporte turístico tem capacidade para 28 passageiros e passará a operar regularmente na cidade.


Com uma hora e meia de duração, o city tour começa na Urca, em frente à entrada do bondinho do Pão de Açúcar e segue pelo Aterro do Flamengo, chegando até a Marina da Glória, onde mergulha em direção à Baía de Guanabara. Os ingressos para o passeio, que pode ser agendado entre os horários de 10 e 18 horas, custarão R$ 100, mas moradores da cidade receberão 50% de desconto.


Este será o primeiro ônibus anfíbio no Brasil a atuar com propósito turístico. Diversos lugares do mundo, como Boston, Miami, Londres, Dublin e Cingapura, também já disponibilizam passeios neste tipo de veículo. O carro pioneiro da frota carioca, Duck Copacabana, segue as normas de segurança marítimas e terrestres, brasileiras e internacionais.
 
"A ideia de trazer a opção de transporte para a cidade surgiu quando visitei o Duck Tour de Boston e, como legítimo carioca, pensei que seria maravilhoso poder proporcionar um passeio pelo belíssimo Rio de Janeiro a bordo de um veículo anfíbio. Inicialmente, trabalharemos com um ônibus, mas a expectativa é aumentar a frota para dez veículos", afirmou um dos sócios da DuckTour Brasil, Lucas Matta Machado.
 
Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a nova forma de realizar passeios pelo Rio vai incrementar o turismo na capital fluminense.
 
"Atrativos turísticos como o carro anfíbio proporcionará aos turistas e a população carioca mais do que simplesmente admirar a vista, proporcionará uma experiência única de poder passear pela cidade e também pelo mar, além de ajudar a aumentar o tempo de permanência dos turistas no Rio com este novo equipamento atrativo" disse o secretário.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

MOSTRA DE FOTOGRAFIA "OLHARES" TERÁ VISITA GUIADA NESTA TERÇA-FEIRA NA SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA

Fim do mistério. Nesta terça-feira (28), às 20 horas, o médico e fotógrafo Venicio Elia Soares vai revelar os objetos fotografados por ele e que fazem parte da exposição Olhares, em cartaz na galeria Jayme de Luna da Sociedade Fluminense de Fotografia.
A mostra, aberta no dia 17 de dezembro, interage com o visitante que tem a oportunidade de colocar embaixo de cada uma das 14 fotografias expostas a sua opinião de qual objeto foi fotografado. Vinício Elia é especialista na arte da macro fotografia, técnica em que a lente capta detalhes de um objeto, tornando-se praticamente impossível descobrir a origem do que foi fotografado.
“Acredito que os visitantes que colocaram ali a sua opinião vão se surpreender quando souberem o que foi fotografado. Um exemplo é a folha de um repolho roxo que com certeza pouca gente irá descobrir do que se trata”.
A exposição Olhares, feita em parceria com alunos do curso de design da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, pode ser visitada de segunda a sábado de 9 às 17 horas, até o dia 14 de fevereiro. A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115, no Centro de Niterói, o telefone para contato é 2620 1848 e o email é contato@sff.com.br
Vinícius Martins - colaborador

DEFESA DO CONSUMIDOR ATENDERÁ EM POSTOS MONTADOS NA CAPITAL

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro prestará atendimento à população em dois postos fixos e não no ônibus de atendimento itinerante, nesta semana. Eles serão montados na Praça XV e na estação da Central do Brasil, com o objetivo de colher, sobretudo, reclamações de usuários dos transportes públicos. “Vamos montas estes postos pois queremos ouvir da população os problemas enfrentados na área de transportes”, explica o presidente da comissão, deputado Luiz Martins (PDT). O atendimento acontecerá de segunda (27) à sexta-feira (31), de 8h às17h. Na sexta um terceiro posto prestará atendimento na Praça da Araribóia, no Centro de Niterói.
Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão encaminhados online para sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio de Janeiro. Os consumidores ainda podem se dirigir ao térreo desse endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060), ou pelo site www.alerj.rj.gov.br/cdc/.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sábado, 25 de janeiro de 2014

DEFESA DO CONSUMIDOR PEDE MULTA DE R$ 100 MIL PARA SUPERVIA‏

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro protocolou nesta sexta-feira (24) uma petição solicitando a aplicação da multa de R$ 100 mil à concessionária SuperVia por descumprimento de liminar. A punição refere-se à pane que parou os cinco ramais do serviço na manhã da última quarta-feira (22).
Há dois anos, a comissão, presidida pelo deputado Luiz Martins (PDT), ingressou com Ação Civil Pública contra a Supervia e a Agetransp, distribuído à 4ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital. Na ocasião, a juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo deferiu a liminar prevendo multa de R$ 20 mil a cada seis atrasos registrados por dia e determinando que a Agetransp fiscalizasse o cumprimento da decisão. “A concessionária deve cumprir normas do contrato de concessão, para que os usuários usufruam de um serviço adequado e digno”, defendeu o presidente da comissão, deputado Luiz Martins (PDT).

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA PROMOVE PALESTRA COM CESAR BARRETO

Especialista em fotografias com câmeras de grande formato, Cesar Barreto fará uma palestra gratuita na Sociedade Fluminense de Fotografia, no próximo dia 30 de janeiro, às 19h30. No encontro, aberto ao público em geral, ele falará sobre o uso de câmeras de campo, confeccionadas em madeira, inclusive com um modelo de 1932, o trabalho na captura de imagens em preto e branco e sobre seu último trabalho “Rio Pictoresco”, um livro reunindo diversas imagens de sua autoria sobre a cidade do Rio de janeiro. Cesar Barreto começou a sua atividade profissional através da Sociedade Fluminense de Fotografia e a palestra faz parte das comemorações pelos 70 anos de fundação da tradicional instituição fotográfica. A Sociedade Fluminense de Fotografia está localizada na Rua Doutor Celestino, 115 Centro de Niterói. Informações pelo telefone 2620 1848.
Vinícius Martins - Colaborador

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ABERTURA DO ANO LETIVO DE ITABORAÍ TERÁ CONVIDADO INTERNACIONAL

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Subsecretaria de Educação Integral e Projetos Estratégicos, o encontro que marca o início do ano letivo em Itaboraí foi incluído no calendário oficial da cidade pelo prefeito Helil Cardozo (PMDB) em fevereiro de 2013. O objetivo é de dar boas vindas aos docentes, além de iniciar o ciclo de formações continuadas e apresentar a temática a ser abordada em 2014.


“A boa acolhida oferecida aos professores é a mesma que esperamos que aconteça com nossos alunos. No ano passado, promovemos a palestra do professor Hamilton Werneck e o evento foi além das nossas expectativas. Devido ao sucesso, os docentes esperam que este ano seja ainda melhor”, disse a subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos de Itaboraí, Clemária Ramos. Clemária lembra que os professores devem comparecer ao evento de acordo com seu turno normal de trabalho.

Somente quem tiver duas matrículas na rede municipal ou trabalhar à noite poderá optar por algum dos dois horários: manhã ou tarde. É preciso chegar com meia hora de antecedência para o credenciamento no local e o recebimento das agendas do educador 2014”, destacou Clemária.

A abertura oficial contará ainda com a apresentação do coral Legatto, que participou de uma série de eventos do Natal de Luz 2013, em Itaboraí, e também da última edição do programa de TV “The Voice Brasil”, da TV Globo. A Aiperj fica localizada na Rua Granja, n°49, Outeiro das Pedras, Itaboraí.

O professor português José Pacheco, especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ele idealizou e coordenou, de 1976 até sua aposentadoria, a Escola da Ponte, em Portugal, instituição pública que se notabilizou mundialmente pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. Na instituição idealizada por Pacheco, autor de livros e diversos artigos sobre educação, não há salas de aula, nem divisão de turmas e séries.

Ascom PMI
Edição: Camilo Borges

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

COMISSÃO REALIZA VISTORIA EM COLETORA DE RESÍDUOS DE SAÚDE‏

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai iniciar nesta quinta-feira (23) uma operação para fiscalizar as empresas coletoras de resíduos sólidos de saúde em Duque de Caxias. A primeira vistoria será feita na Renove Ambiental e contará com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil. "Operar fora das normas técnicas exigidas por lei pode colocar em risco a saúde da população, além de causar sérios danos ambientais”, declarou o presidente do colegiado, deputado Átila Nunes (PSL).
A operação tem como objetivo atender inúmeras reclamações que chegam à comissão. As principais denúncias envolvem ausência de filtro para tratamento de fumaça e gases provenientes do tratamento do lixo, destinação inadequada de efluentes líquidos e armazenamento inapropriado de resíduos. Também será averiguada a falta de treinamento e documentação dos motoristas e funcionários responsáveis pelas coletas. O ponto de encontro será na Alerj, em frente ao Palácio Tiradentes, às 08 horas.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ITABORAÍ PRORROGA PRAZO DE SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES PARA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Secretaria Municipal de Educacao de Itaborai - Foto - Sandro-Giron
Secretaria Municipal de Educacao de Itaborai – Foto – Sandro-Giron
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, prorrogou até o dia 4 de fevereiro a seleção interna para professores que queiram lecionar na nova escola de Educação Integral, a ser inaugurada neste 1º semestre. Ao todo, estão disponíveis sete vagas para docentes que já atuam na rede municipal de ensino, sendo duas para Educação Infantil e cinco para o Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano).

Os selecionados irão compor o corpo docente da Escola Municipal Juíza Patrícia Lourival Acioli, em Itambi, que funcionará em período integral, de 8h às 17h. Os docentes trabalharão no período de 44h semanais, divididas em períodos de atuação em sala de aula e planejamento pedagógico.

Os candidatos devem ser professores concursados do município e ter, no mínimo, três anos de exercício no cargo, em período contínuo ou alternado, em regência de turma. A seleção será feita em seis fases: inscrições e análise de currículo até 04/02, divulgação do resultado classificatório para a segunda etapa dia 07/02, prova de redação dia 11/02, divulgação da redação dia 13/02, entrevistas dia 17/02 e divulgação dos resultados das entrevistas e resultado final no dia 19/02.

Segundo a subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos, Clemária Ramos, esta prorrogação visa dar oportunidade aos professores da rede municipal.

“Estendemos o processo seletivo por causa do período de recesso escolar dos professores. Assim, todos os docentes que atendam ao perfil solicitado poderão participar da seleção. Vale ressaltar que o professor interessado deve acreditar na proposta da educação integral, um trabalho diferenciado”, lembra Clemária.

Ainda segundo a subsecretária, todo o processo que antecede a inauguração da escola de Educação Integral está sendo acompanhado pela equipe da Semec, especialmente pela secretária de Educação, Susilaine Duarte.

“Estamos acompanhando o processo de perto, passo a passo, desde a estrutura do prédio, passando pela elaboração da proposta pedagógica e a escolha dos gestores e profissionais que irão trabalhar na unidade, dentre outros. Esta escola será a primeira em tempo integral no município, uma proposta de campanha do prefeito Helil Cardozo”, completa Clemária.

No ato da inscrição, na sede da Semec, os professores interessados deverão entregar o currículo impresso. A Semec fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 18, Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Já a Escola Municipal Juíza Patrícia Lourival Acioli estará localizada na Rua José Binno Viana, s/n°, Grande Rio, em Itambi.

Ascom Itaboraí
Edição: Camilo Borges

HEMONÚCLEO DE SÃO GONÇALO REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO

O Hemonúcleo de São Gonçalo, visando estimular a doação de sangue e aumentar o estoque, começou nesta terça (21), uma campanha de incentivo a doação. Uma tenda será montada todas as terças-feiras pela manhã para realização de panfletagem e orientação a população em frente ao Pronto Socorro Central, no Zé Garoto.
"Quando realizamos este tipo de campanha melhoramos a captação e aumentamos o número de doadores. Nessa época de férias o estoque fica baixo e precisamos atender as necessidades do município nos hospitais públicos municipais e particulares conveniados ao SUS", explica João Carlos Leão Pereira, Coordenador do Núcleo de Hemoterapia de São Gonçalo. 

Surtindo um efeito positivo, a abordagem consegue encaminhar durante uma manhã de panfletagem cerca de 30 pessoas para realizar a doação, o que significa 90% da quantidade diária necessária para suprir as necessidades do Hemonúcleo. 

"Eu não posso doar, mas vou convidar os amigos e familiares a participarem deste ato de amor ao próximo", explica a aposentada Maria José Malafaia, 75 anos. 

Outra medida foi adotada para conseguir mais doações. A Assistente Social do Núcleo liga para os doadores voluntários que realizam doação frequentemente, convidando-os a retornar. 

O processo para realizar a doação é simples. O voluntário realiza um cadastro, passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e realiza o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta, onde é retirado cerca de 400 ml de sangue que é coletado em uma bolsa estéril por aproximadamente 10 minutos. Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado em segurança. 

Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz no bairro Zé Garoto. O horário de doação é de 2ª à 6ª feira das 7h às 12h. Contato: 2605-6047.


Ascom PMSG
Edição: Camilo Borges 

RIO DE JANEIRO ABRE INSCRIÇÕES PARA SORTEI DE BARRACAS QUE FUNCIONARÃO NO SAMBODROMO

A Secretaria Municipal da Ordem Pública da cidade do Rio de Janeiro inicia na próxima terça-feira (28), o cadastramento dos interessados em exercer o comércio ambulante em 174 pontos fixos no entorno do Sambódromo, durante o Carnaval. As vagas serão definidas através de sorteio público a ser realizado no dia 5 de fevereiro. A autorização para o ambulante apenas dá direito ao uso de barracas padronizadas.

Os candidatos deverão preencher o requerimento na sede da Coordenação de Controle Urbano, na Rua Ministro Hélio Beltrão, 50, Cidade Nova, ao lado da estação de metrô do Estácio, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 10h às 16h.

Após o sorteio, no dia 11/02, a Coordenação de Controle Urbano publicará edital convocando cada sorteado para a vaga regular correspondente a participar de palestras sobre Noções Básicas de Higiene para Manipuladores de Alimentos e sobre Noções Básicas de Posturas Municipais para Ambulantes.

Ascom PMRJ
Edição: Camilo Borges

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ESTARÁ EM JAPERI NA PRÓXIMA SEMANA‏

O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro prestará atendimento no município de Japeri, na Baixada Fluminense, de quarta-feira (22) a sexta-feira (24). Ele ficará estacionado na Rua Brasópolis, próximo ao número 92, no bairro São Braz em Engenheiro Pedreira, onde atenderá a população das 8h às 17h. “O trabalho do ônibus é importante por causa das prestações de serviços deficitários, como água, luz, gás e coleta de lixo. Em muitos lugares ainda temos reclamações constantes sobre a questão do asfalto, do saneamento básico e da iluminação pública”, informa o deputado Luiz Martins (PDT), que preside a comissão encarregada do serviço.
Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão encaminhados online para sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da Capital. Os consumidores ainda podem se dirigir ao térreo desse endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060), ou pelo site http://www.alerj.rj.gov.br/cdc/.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sábado, 18 de janeiro de 2014

Grande Rio realiza ensaio técnico em Maricá no dia 02 de fevereiro


Grande Rio realiza ensaio técnico em Maricá no dia 02
Já em ritmo do carnaval, a Grande Rio, escola de samba que representa a cidade de Duque de Caxias no Grupo Especial da Marquês de Sapucaí, vai realizar ensaio técnico de rua em Maricá no domingo (02), a partir das 19h. Com 25 anos de história, a escola em 2014 vai homenagear os 200 anos de Maricá, com o enredo "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”. O evento, que será realizado nas Avenida Francisco Sabino da Costa e a sua extensão nas ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, contará com a participação de mais de dois mil componentes, dentre ritmistas e passistas. São aguardados mais de 50 ônibus vindos de Duque de Caxias.

Segundo o diretor de Carnaval, Ricardo Fernandes, o ensaio é uma simulação da apresentação da escola na Marquês de Sapucaí. “É um grande treino que serve para divulgar o samba na comunidade e testar os últimos ajustes”, declarou o diretor, “A escola vai proporcionar um espetáculo fantástico na avenida. Tenho a certeza de que a Grande Rio vai surpreender”, acrescentando que, esse ano, a escola aboliu todas as suas alas comerciais. “Todas as fantasias serão doadas à comunidade e isso valoriza o que ela tem de melhor, seus componentes, para buscar o título inédito”, salientou.

Desfile na Sapucaí

Segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, no dia 02 de março, a Grande Rio apresentará três mil componentes, 31 alas, seis alegorias e um tripé nos 800 metros da Marquês de Sapucaí.
  
Para o diretor de carnaval, as peculiaridades do município contribuíram imensamente para o desenvolvimento e composição do enredo, assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo, apontado por críticos e especialistas de carnaval como um dos artistas mais promissores da festa. A ligação de Fabinho, como é mais conhecido no mundo do samba, com a Grande Rio começou em 2000, quando ele foi assistente do então carnavalesco da escola, Max Lopes. “Por meio de um trabalho intenso de pesquisas descobrimos características históricas importantes da cidade, que serão apresentadas na Sapucaí. Detalhes que muita gente desconhece”, antecipou Ricardo. Segundo ele, 95% do carnaval já está pronto.
  
Distribuídas por setores, a escola vai apresentar um panorama sobre a história da cidade. No primeiro setor, a escola abre seu desfile trazendo a musicalidade da cantora Maysa e sua relação afetiva com Maricá; no segundo setor, serão apresentados os aspectos religiosos, a devoção e fé do povo; no setor seguinte, será abordada parte da teoria da origem das espécies, proposta pelo naturalista britânico Charles Darwin, que, em visita a Maricá, se encantou com a fauna e flora locais. No quarto setor, a escola explora assuntos pertinentes sobre a produção existente em Maricá: bananas, laranja, a antiga estação do trem e a atividade da pesca serão alguns temas abordados. Por fim, será apresentada uma Maricá lúdica, dos sonhos de quem vinha para a cidade nos anos 70, para buscar um refúgio no paraíso fluminense.  

Sob o comando do Mestre Ciça, a bateria da Grande Rio, conhecida como “Invocada”, vai contar na avenida com a participação de 285 componentes e promete fazer um show à parte com as “paradinhas” que sempre agitam o público na avenida e com a presença da atriz global Christiane Torloni, como madrinha de bateria. Para o diretor, outro ponto positivo para este carnaval é o samba, de composição de Deré – Robson Moratelli – Rafael Ribeiro – Hugo da Grande Rio e Toni Vietnã. “Ele é contagiante e empurra as pessoas a cantar e sambar. Acho que vai “pegar” na avenida”. 

Ascom PMM
Edição: Camilo Borges

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO FAZ LIMPEZA NAS RUAS

Depois da forte chuva que caiu na cidade na noite da última quinta-feira (16), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, realizou uma força tarefa destinada à limpeza de bueiros em diferentes bairros, nessa sexta-feira (17). As equipes do Departamento de Conservação e Obras passaram o dia realizando limpeza de ruas, retiradas de lixo, redes pluviais e desobstrução de bueiros. 
De acordo com o prefeito Neilton Mulim (PR), as equipes do departamento de Conservação e Obras continuarão trabalhando na cidade para minimizar os transtornos causados pela chuva. 

Os funcionários e as máquinas trabalharam nas localidades mais atingidas pela forte chuva, entre elas: Colubandê, Mutondo, Tribobó, Jardim Catarina, Santa Luzia, Neves, Pacheco, Jardim Bom Retiro, São Miguel, Coelho e Boassú. Na Rua Melquíades Picanço, no Colubandê, seis agentes de limpeza trabalharam na desobstrução das galerias de esgoto e na retirada de lixo acumuladas em vias públicas. 

Devido à probabilidade de mais chuvas para São Gonçalo, a Subsecretaria de Defesa Civil continua em estado de atenção. O órgão pede cuidado e atenção aos moradores, em caso de emergência e ocorrências, podem ser acionados pelo 199, 2601-0199 ou 3262-3600. 

Ascom PMSG
Edição: Camilo Borges

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PROFESSORES TERÃO TRATAMENTO CONTRA SÍNDROME DE BURNOUT‏

O Diário Oficial do Executivo publicou hoje a Lei, que autoriza o governo a instituir um programa de tratamento da Síndrome de Burnout para os professores da rede pública estadual. A doença é  causada por estresse crônico e repetido.
A lei, do deputado Átila Nunes (PSL), prevê que o programa ocorrerá de forma gradativa em até dois anos para que seu impacto financeiro seja previsto pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, com campanhas informativas sobre a Síndrome de Burnout, exames e tratamento para todos os professores da rede pública estadual.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

ESTATUTO DA CRIANÇA SERÁ DISTRIBUÍDO EM MATERNIDADES‏

O governador Sérgio Cabral (PMDB) publicou hoje, no Diário Oficial do Executivo, a Lei, para distribuição de uma cartilha com os principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente aos pais dos recém-nascidos pelas maternidades da rede pública.
Ao elaborar e distribuir gratuitamente uma cartilha esclarecedora dos principais pontos do Estatuto, o poder público estará facilitando o acesso à informação sobre direitos e deveres dos pais e das crianças. Quem sabe assim poderemos atenuar e diminuir casos de violência infantil”, explica o deputado Marcelo Simão (PMDB), autor da lei.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA CONSUMO CONSCIENTE NO ESTADO‏ AGORA É LEI

O governador Sérgio Cabral (PMDB) sancionou a Lei, publicada hoje no Diário Oficial do Executivo, que prevê a criação de uma política pública para consumo consciente. De autoria da deputada Myrian Rios (PSD), o texto é pautado na educação do consumidor e na divulgação de informações como aquisição e uso de produtos e serviços.
Segundo a parlamentar, a ideia é melhorar a educação do consumidor, com atividades escolares, confecção de cartilhas e materiais de fácil consulta.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

FICHAS ESCOLARES TRARÃO TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH‏

A inclusão do tipo sanguíneo e do fator Rh dos alunos das escolas públicas e privadas do estado deverão constar em suas fichas de matrícula e nas cadernetas escolares. De acordo com a Lei, publicada hoje no Diário Oficial do Poder Executivo, as instituições de ensino deverão exigir resultados de exames que comprovem essas informações.
Autor do texto, o deputado Átila Nunes (PSL) conta que a lei poderá agilizar o atendimento a estudantes feridos. “Em qualquer eventualidade ou acidente, até mesmo nas salas de aula, tais informações podem ser vitais para um rápido atendimento de forma a salvar a vida do aluno ou evitar maiores sequelas em razão do acidente sofrido”, defendeu Nunes.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

RIO TORNA OBRIGATÓRIO EXAME CARDÍACO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN‏

Todos os recém-nascidos e crianças com Síndrome de Down devem ser submetidos ao exame de ecocardiograma. Publicada nesta quinta (16) pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), no Diário Oficial do Executivo, a Lei que garante a realização do exame em todos os estabelecimentos públicos ou privados credenciados ao Sistema Único de Saúde.
Autor da lei, o deputado José Luiz Nanci (PPS), que é clínico geral, acredita que a avaliação cardiológica precoce garantirá o tratamento adequado a essas crianças.
“A incidência das doenças cardíacas congênitas na população geral é menor que 1% e chega a 50% nas crianças com Síndrome de Down, representando as principais causas de mortalidade nos primeiros anos de vida”, explica o parlamentar.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

CARNAVAL DE NITERÓI VOLTA USA QUARTEL PARA MONTAGEM DE ALEGORIAS

A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói fechou, em reunião com representantes das 35 agremiações filiadas na noite da última terça-feira (14), no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói, o plano de desfiles para o Carnaval 2014. A festa será realizada, pelo nono ano consecutivo, na Rua da Conceição, nas noites dos dias 1º, 02, 03 e 04 de março. Nessa quinta-feira (16), a partir de 18 horas, as agremiações começam a ocupar um dos galpões do extinto quartel do Exército no Barreto, para a montagem das alegorias e adereços que serão usados no desfile.

O plano de desfiles foi encerrado com a entrega das letras dos sambas que serão apresentados por cada uma das agremiações filiada à União, falta para o dia 21, a entrega da lista cronológica de desfile. Será a nona edição da passagem das agremiações pela Rua da conceição, uma festa que já se tornou tradição na história do Carnaval de Niterói, com média de público entre 15 e 25 mil pessoas. 

Barracões - Desde 2012 a montagem de alegorias e adereços das agremiações, de Niterói tem um barracão para centralizar os trabalhos, no Barreto. O prefeito Rodrigo Neves (PT), prometeu um espaço de mil m², para se tornar um ponto definitivo para a preparação das escolas de samba e também receber a sede permanente da União. Nessa quinta (16), às 18h, haverá uma reunião com representantes das agremiações que irão utilizar o galpão. A reunião tem objetivo de organizar a distribuição do espaço.
 
CONFIRA A ORDEM DE DESFILES:

Blocos de Embalo (Sábado)  
Pauta Quente
Olodumaré
Unidos do Barro Vermelho
Unidos do Preventório
União do Maruí
 
Grupo Especial de Enredo (Domingo)  
Banda Batistão
Galo de Ouro
Ta rindo por quê?
Combinados do Amor
Unidos do Castro
Amigos da Ciclovia
Grilo da Fonte
Ferimento Leve
Fora de Casa
Grupo de Acesso (segunda)   
Balanço do Fonseca
Experimenta da Ilha da Conceição
Unidos do Sacramento
Souza Soares
Garra de Ouro
Bem Amado
Se não Aguenta porque veio
Bafo do Tigre
Alegria das Zona Norte

União da Engenhoca

Grupo Principal (Terça)

Magnólia Brasil
Império de Araribóia
Mocidade de Icaraí
Independente do Boaçú
Folia do Viradouro
Sabiá
Unidos da Região Oceânica
Tá mole, mas é meu
Grupo dos Quinze
Cacique da São José

Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR INGRESSA COM AÇÃO CONTRA A AMPLA‏

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Luiz Martins (PDT), ingressou nesta quarta (15) com uma Ação Coletiva de Consumo com antecipação de tutela contra a concessionária Ampla Energia e Serviços S.A. A ação, que tramita na 1ª Vara Empresarial da capital, pede que a empresa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 66 municípios do estado, seja obrigada a oferecer serviços de maneira contínua, adequada e eficiente aos consumidores, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia, em caso de descumprimento.
A comissão identificou, através de reclamações, que a ré não tem oferecido um serviço adequado, tendo em vista que são frequentes a falta de energia e os chamados "picos", que podem danificar eletrodomésticos e eletrônicos. "O serviço de distribuição de energia elétrica, para ser considerado adequado, deve obedecer, entre outros, o princípio da continuidade. É fundamental que os serviços atendam às necessidade básicas da população", afirmou o deputado Luiz Martins.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

LIMINAR OBRIGA PROLAGOS A FORNECER ÁGUA POTÁVEL DE FORMA CONTÍNUA‏

A Prolagos, concessionária que presta serviço de abastecimento de água nas cidades da Região dos Lagos, terá de pagar uma multa diária de R$ 10 mil, a partir do momento em que for intimada, caso não cumpraos itens da ação movido pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. presidida pelo deputado Luiz Martins (PDT). A ação foi protocolada na última quinta-feira (09).

A decisão do Juiz da 3ª Vara de Fazenda, Antônio Augusto de Toledo Gaspar, será piblicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15), quando os mandatos de citação e intimação já poderão ser expedidos. "É a concessionária ciente de que nesta fase do ano tais problemas são recorrentes mas, pelo que se depreende, não adota as medidas necessárias para sanatória dos mesmos, o que beira o descaso", afirmou o juiz, na sentença.

A ação tem o objetivo de obrigar a empresa a fornecer água potável de forma contínua, eficiente e adequada. ou a garantir o fornecimento de outra forma, através de "carro pipa", por exemplo. O colegiado tomou conhecimento do problema através de reclamações recebidas pelos consumidores. "A comissão recebeu centenas de legações telefônicas de consumidores que não sabem como proceder. É fundamental que os serviços atendam as necessidades básicas da população", afirmou o deputado Luiz Martins.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA COM NOVOS CURSOS DE EDIÇÃO EM PHOTOSHOP

A Sociedade Fluminense de Fotografia está com inscrições abertas para novas turmas do curso fundamental em Photoshop CS6, dirigido a fotógrafos interessado em trabalhar com tratamento e edição de imagens. As aulas acontecem em diferentes dias e horários, o curso tem duração total de 18 horas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2620 1848 ou pelo email: contato@sff.com.br .
Ministrado pelo professor José Roberto Pedroza, o curso, que conta com apenas seis alunos por turma e para cada um deles um computador, oferece princípios básicos do tratamento de imagens digitais, fluxo de trabalho com organização de arquivos, retoques, trabalhos com camadas, noções para criação e diagramação de álbuns. “Usado por milhões de profissionais em todo o mundo, o photoshop está por trás de quase todas as imagens publicitárias apresentadas hoje em dia. Tem poderosas ferramentas para retoque de fotos que, quando bem usadas, com técnica e conhecimento transformam uma foto mais ou menos numa imagem genial”, afirma o professor Pedroza especialista na técnica do Photoshop.
Criado pela Adobe Systems, o Photoshop é o software mais usado no tratamento e edição de imagens no mundo, inclusive em trabalhos na internet ou impresso. Concebido para ser usado na edição impressa, ele vem sendo cada vez mais usado na produção de imagens na internet, como páginas institucionais, comerciais e anúncios de produtos ou serviços nas redes sociais. “São necessárias horas de estudo e prática para desenvolver com profundidade todas as técnicas de um software tão potente e complexo como o Photoshop. O nosso curso oferece ao aluno uma boa base de conhecimento que o auxilia muito bem no seu desenvolvimento profissional”, explica Pedroza.
A Sociedade Fluminense de Fotografia está localizada na Rua Doutor Celestino, 115 Centro de Niterói. É uma das mais tradicionais instituições voltadas para o desenvolvimento e o ensino da fotografia e este ano comemora 70 anos de fundação.
Horários e dias do curso:
Terça- feira de 9h as 12h

Terça e Quinta de 19h as 22h

Quinta- feira de 15h as 18h

Sábado de 9h às 13:30 e de 14:30 as 19h

Vinícius Martins - Colaborador 
Edição: Camilo Borges

LEI CRIA PROGRAMA PARA AGILIZAR PROCESSOS JUDICIAIS DE PRESIDIÁRIAS‏

O Judiciário poderá criar grupos de trabalho voluntário voltados especificamente ao levantamento da situação carcerária das mulheres. A criação do programa Mutirão da Liberdade é prevista por lei, publicada no Diário Oficial do Executivo desta terça (14).
Com o objetivo de dar agilidade ao processo judicial, o Mutirão da Liberdade avaliará, duas vezes por ano, casos de direito à liberdade por cumprimento total da pena, direito à progressão de regime e de prazos excessivos de prisões preventivas ou provisórias, com a ré aguardando o julgamento. “Com o programa, pretendemos alcançar o resultado do oferecimento de mais vagas no sistema penitenciário e fazer cumprir o direito legal à liberdade dos que já acertaram suas contas com a sociedade e merecem ter seus direitos respeitados”, diz a justificativa assinada pelas autoras, as deputadas Enfermeira Rejane (PCdoB) e Myrian Rios (PSD) e a ex-deputada Andréia Busatto. 
O programa Mutirão da Liberdade contará com a participação da Vara de Execução Penal, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Penitenciário e permitirá o serviço voluntário de advogados, entidades de direitos humanos, religiosas e de defesa da população carcerária. 

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

EMPRESAS QUE BENEFICIAM CRIANÇAS PODERÃO GANHAR TÍTULO‏

Empreendimentos que tenham contribuído para assistência, inserção social e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes poderão receber o título de Empresa Amiga da Criança e do Adolescente, a ser conferido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente. 
É o que garante a lei, publicada no Diário Oficial do Executivo desta terça (14). O diploma, proposto pela deputada Myrian Rios (PSD), será entregue a cada dois anos. Para ela, o tributo poderá ser utilizado na divulgação da empresa, o que estimulará ações em benefício dos menores. 
“A atenção à criança e ao adolescente deve ser incentivado de todas as formas, permanentemente. E é isso que busca essa proposta. Queremos com ela que as empresas se sintam estimuladas a oferecer uma vida mais íntegra às nossas crianças”, diz.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

ESTADO TERÁ PROGRAMA PARA SAÚDE DO HOMEM

Publicada hoje no Diário Oficial do Executivo, a Lei que prevê a criação de uma política estadual de atenção à saúde do homem, e será implementada no Sistema Único de Saúde. Segundo o autor do texto, deputado Waguinho (PMDB), a norma pode contribuir para a mudança da percepção dos homens em relação à sua saúde e estimulá-los a participar de atividades de prevenção de doenças.
“A intenção é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina e a reduzir sua mortalidade”, disse o parlamentar.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

EMPRESAS QUE APOIAM PROJETOS ESPORTIVOS TERÃO SELO

O Diário Oficial do Executivo publicou hoje a Lei, que cria o Selo Amigo do Esporte, a ser conferido a entidades públicas ou privadas que apoiem projetos esportivos no estado. Autor da lei, o deputado Wagner Montes (PSD) explica que o poder público necessita do apoio da iniciativa privada para multiplicação dessas ações.
De acordo com a lei, essas empresas poderão utilizar o selo na divulgação dos seus produtos ou serviços.
"Não podemos ignorar o valor do esporte e seus benefícios na recuperação de jovens carentes, de jovens abandonados à própria sorte; na inserção social, quando bem orientado; das possibilidades de redução da violência; da construção de cidadania plena e da contribuição para uma melhor qualidade de vida", definiu.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

RIO TERÁ PROGRAMA PARA VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE A‏

O governador Sérgio Cabral (PMDB), publicou hoje (14) a Lei, que estabelece a implantação de um programa estadual de vacinação contra a hepatite A em todo o estado. O projeto de lei, do deputado Bernardo Rossi (PMDB), prevê a ampla divulgação da campanha.
A hepatite A é uma doença infecciosa, transmitida por via oral e fecal, e através de alimentos ou água contaminados. A infecção provoca febre, dores musculares, náuseas e mal-estar.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

GOVERNO PUBLICA ORÇAMENTO ESTADUAL PARA 2014‏

Foi publicada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), nesta terça (14), a Lei, que estima o orçamento do estado do Rio de Janeiro para 2014. A receita total corresponde à previsão da receita bruta de R$ 82 bilhões. Mas, contando a estimativa das deduções para a formação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, de R$ 5 bilhões, o valor líquido do orçamento estadual passa a ser de R$ 77 bilhões.
As áreas que vão receber maior investimento são saúde, educação e segurança pública. De autoria da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o projeto foi aprovado pela Casa no fim do ano passado com 7.486 emendas.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MEC descredencia Universidade Gama Filho e UniverCidade

O Ministério da Educação descredenciou hoje (13) a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, ambos com sede no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pelo colegiado superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Segundo a pasta, os motivos foram a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior.
Os alunos das duas instituições serão todos transferidos. De acordo com o MEC, em até cinco dias úteis, a Seres divulgará edital convocando as instituições de educação superior do Rio de Janeiro que tenham interesse e condições para receber os alunos regularmente matriculados de modo a garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior e condições satisfatórias de qualidade da oferta e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica. A publicação do edital dará início ao processo de transferência assistida.
As polêmicas que envolvem a Gama Filho e a UniverCidade começaram em 2012, quando o MEC instaurou um processo de supervisão a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira relacionadas ao início da gestão do grupo Galileo.
No início de 2013, com o processo em curso e a assunção de novos controladores do Grupo Galileo, a crise nas instituições se agravou com a deflagração de greve de professores, de funcionários e de estudantes por falta de pagamento dos salários e precarização das condições de oferta em ambas instituições.
Diante do descumprimento por parte da mantenedora do Termo de Saneamento de Deficiências acordado, o MEC instaurou, em dezembro de 2013, processo administrativo para aplicação de penalidades, com prazo de 15 dias para a defesa. Apresentada a defesa, o ministério analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade.
Os Estudantes da Gama Filho estiveram em Brasília, na semana passada, para pedir que a instituição não fosse descredenciada e que o governo interviesse na universidade.
No portal da Seres os interessados podem obter mais informações sobre a política de transferência assistida. Dúvidas podem também ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161 do MEC.
Ebc
Edição: Camilo Borges

OPERAÇÃO CALÇADA LIVRE NO VITAL BRAZIL E BELTRÃO

A Prefeitura de Niterói deflagrou nesta segunda (13) a Operação Calçada Livre na praça do Vital Brazil e na localidade do Beltrão, em Santa Rosa. A ação de reordenamento urbano contou com a participação de diversas secretarias municipais, como a Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social e Direitos Humanos, e teve o apoio da Polícia Militar.

A Seop informou que o Departamento de Fiscalização e Posturas emitiu quatro intimações e aplicou uma multa contra estabelecimentos comerciais por irregularidades como utilização indevida do espaço público, mesas sobre as calçadas atrapalhando a passagem de pedestres, ausência de alvarás e toldo fora do padrão. Ao todo, os agentes da Seop efetuaram dez apreensões, entre barracas de ambulantes, carrinhos de compras, mercadorias e material de um lava-jato clandestino. Foram aplicadas 41 multas de trânsito, em grande maioria por estacionamento sobre as calçadas. Seis carros foram rebocados.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos informou ter iniciado a recuperação e a pintura da grades da praça Vital Brazil, pintura dos bancos e substituição da vegetação existente, além da varrição. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou atendimento psicossocial a população em situação de rua que se encontrava na praça  e permanecerá com a equipe de abordagem no local com o objetivo de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos necessários.

De acordo com a Seop, para dar sequência às ações de reordenamento urbano nas duas localidades, a Guarda Municipal vai disponibilizar um efetivo para atuar na praça do Vital Brazil e vai monitorar permanentemente a situação no Beltrão. A Seconser  informou que, nos próximos dias, continuará realizando serviços no local como a limpeza dos ralos no entorno da praça, a conservação das calçadas, remoção de pichações, pintura das jardineiras e limpeza de quiosques.

Ascom PMN
Edição: Camilo Borges