domingo, 30 de novembro de 2014

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ESTARÁ NO MÉIER E EM DUQUE DE CAXIAS‏

O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro irá se dividir entre a Zona Norte da capital e a Baixada Fluminense. De segunda (01) a quarta-feira (03), o serviço será realizado na Rua Dias da Cruz, no Méier, na altura do número 150. Já na quinta (04) e na sexta-feira (05), o ônibus estará em Duque de Caxias, com atendimento no calçadão da Rua José de Alvarenga, próximo à rodoviária, no Centro da cidade. Os consumidores terão seus casos analisados no local, das 9 às 17 horas.
As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10 às 16 horas. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (08002827060). 

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BARRETO TEM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA NESTE SÁBADO

Neste sábado (29), o bairro do Barreto, será palco do 1° Nickthy Folia, o Carnaval fora de época da cidade. Será um encontro de blocos e escolas de samba, a partir das 15 horas, no calçadão da Ceasa, na Rua Galvão.

Estarão presentes os blocos Unidos do Barreto, Sopa de Tamanco, Juntos & Misturados, Três Cornos Contigo, Orunmilá (afro), Querubim (infantil), Saias na Folia, Pauta Quente, Unidos do Maruí, entre outros, além da escola Sossego.

O objetivo do encontro é de começar a organizar o Carnaval de bairros de Niterói para o próximo ano. A ideia é de a cada mês fazer uma roda de samba com as agremiações que fazem a folia nas ruas da cidade.

Para o evento deste sábado, pede-se levar um quilo de alimento não perecível, que será repassado para a comunidade assistida pela Igreja Matriz de São Sebastião, no Barreto.
Mais informações com Flávio Matheus, do Unidos do Barreto, pelo telefone 964424959.

Fernando Paulino - Colaborador
Edição: Camilo Borges

CÂMARA APROVA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO PROJETO QUE ANISTIA MULTAS E JUROS DE IMPOSTOS

Foi aprovada pela Câmara em primeira discussão e sem prejuízo das emendas a serem apresentadas, a mensagem-executiva, encaminhada pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), que concede anistia e remissão de multas e juros de créditos tributários relativos ao Imposto Sobre Serviços, Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de Coleta Imobiliária de Lixo gerados até 31 de dezembro de 2011. O projeto alcança os créditos tributários inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, com ou sem interposição de embargos à execução.
Através de entendimento com o Executivo, emenda supressiva será apresentada pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Casa, vereador Rodrigo Farah (PMDB), para retirar a parte que altera o Código Tributário Municipal para redução de 3% para 2% da alíquota de ISS para os serviços privados de saúde. A redução do tributo em questão já foi aprovada, na última quarta-feira, através do projeto de lei, dos vereadores Farah e Beto da Pipa, do PMDB.
A bancada do PSOL encaminhou voto contrário em primeira discussão para “aguardar a relação de devedores e a soma do que será anistiado”. O líder do Governo na Casa, Luiz Carlos Gallo (PROS), garantiu que vai trazer a documentação e o secretário municipal de Fazenda, César Barbiero, para prestar as informações financeiras solicitadas pelos vereadores.
Diz o texto aprovado na mensagem que o benefício concedido será deferido na proporção do valor das multas e juros devidos, sendo em 100% para o caso de pagamento à vista do valor do crédito principal; 90% caso o crédito seja parcelado em até 12 vezes; 80% em mais de 12; 70% para 36 vezes; 60% para 48; e 40% caso o crédito seja parcelado em mais de 60 vezes e podendo chegar até 120.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

EMPRESAS VÃO DOAR RESÍDUOS PARA COOPERATIVA DE CATADORES DE GRAMACHO‏

Empresas instaladas em Duque de Caxias doarão resíduos recicláveis para o Pólo Reciclador de Jardim Gramacho. O anúncio da parceria com as cooperativas de catadores foi feito em audiência pública da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27). O objetivo da reunião foi apresentar a importância do trabalho realizado pelos catadores de Jardim Gramacho e convidar estabelecimentos comerciais e industriais a colaborarem com materiais descartados.
O Pólo é coordenado por quatro cooperativas de catadores do antigo lixão de Jardim Gramacho e foi construído com recursos da Refinaria Duque de Caxias. Segundo o vice-presidente da comissão, deputado Carlos Minc (PT), o Gramacho é o primeiro pólo reciclador criado no mesmo local de um lixão, servindo de referência para cooperativas de todo o país. “Estamos com a experiência do Pólo, mas o foco mais amplo são todas as cooperativas de catadores. Não queremos só apelar para a solidariedade da empresa A, B ou C, mas é preciso um mecanismo que crie esse fluxo de fornecimento de material de qualidade”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o presidente da Associação de Catadores e Amigos do Jardim Gramacho, Sebastião Santos, o objetivo inicial das cooperativas é completar o recebimento total de resíduos nos dois galpões do Pólo. O espaço hoje opera a 70% de sua capacidade, e a Associação busca aumentar seu processamento antes de expandir suas instalações. “Precisamos dar conta dos 100% da capacidade. Não vamos criar outros galpões agora, para não virarem elefantes brancos. Para que eles funcionem, primeiro temos que receber matéria-prima”, disse Sebastião.
O principal fornecedor de resíduos sólidos é a Reduc. Apenas nesse ano, o complexo industrial ofertou 140 toneladas de materiais ao Pólo, em especial, papel e plástico e a refinaria trabalha para convencer empresas terceirizadas a também enviarem. “Foi muito importante para a refinaria ter um pólo reciclador próximo. É uma experiência muito bem sucedida e precisamos estender mais”, salientou o engenheiro de Meio Ambiente da Refinaria, Marcelo dos Santos Lara. O Grupo Carrefour também destinará o material reciclado recolhido em pontos de coleta dos supermercados para Gramacho. “Do ponto de vista operacional, com a cooperativa estando pronta, já estamos aptos para fornecer esse material”, informou o gerente de Sustentabilidade do grupo, Fernando Careli.
A Prefeitura de Duque de Caxias também desenvolve projetos para incentivar as atividades dos trabalhadores de Jardim Gramacho. O município, que produz 40 toneladas diárias de lixo, conta com 34 cooperativas de catadores e está combatendo lixões clandestinos para se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O secretário de Meio Ambiente de Caxias, Luiz Renato Vergara, afirmou que a recuperação do mangue na região está em andamento, e os trabalhadores receberão moradias dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. “O Jardim Gramacho, que sempre foi a latrina no Rio de Janeiro, hoje vai ressignificar a vida de cada morador. Nós não tivemos a compreensão de que somos só amigos do coletor, mas temos que nos dedicar ao máximo.”
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

FALÊNCIA DA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL É TEMA DE PALESTRA

A Sociedade Fluminense de Fotografia realiza na próxima quinta-feira, dia 4 às 19 horas palestra com o professor Antônio Paiva sobre “Falência da Fotografia Documental”. O encontro, o primeiro de uma série sobre fotografia contemporânea que o professor fará na SFF, tratará de questões relacionadas à transição do modelo documental moderno para o contemporâneo. A entrada é franca e acontece na Galeria Octávio do Prado. A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói e o telefone para informações é 26201848. 
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges 

AUTISTAS TERÃO OS MESMOS BENEFÍCIOS QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA‏

O autismo foi incluído dentro do rol dos direitos de pessoas com deficiência. A Lei, do deputado Márcio Pacheco (PSC), foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (27). O texto obriga as instituições dos organismos deliberativos municipais a também considerarem o autista como um indivíduo com transtorno invasivo, assim como pessoas de outras deficiências. A Lei altera o artigo 1º da lei, ao incluir o transtorno às deficiências físicas, auditivas, visuais e mentais.
Segundo o deputado, já faz quinze anos que o conceito de autismo sofreu uma alteração e passou a ser considerado como disfunção que afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação. Com essas alterações eram necessárias garantias legais. “Há uma série de benefícios que são garantidos por leis federais, estaduais e municipais. Um deles, por exemplo, é gratuidade nos transportes, assim como a isenção de uma série de impostos e taxas estaduais que agora eles terão direito. É também uma forma de garantir mais políticas públicas para eles. É uma adequação da lei”, diz o deputado.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

ALIMENTOS SEM LACTOSE EM DESTAQUE NOS SUPERMERCADOS

Supermercados e estabelecimentos afins que comercializam produtos alimentícios recomendados para pessoas com Diabetes, com doença celíaca ou com intolerância à lactose deverão disponibilizá-los em um setor separado e em destaque. É o que estabelece a Lei, de autoria do deputado Bernardo Rossi (PMDB), publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (27).
Segundo o parlamentar, o objetivo é facilitar a identificação desses produtos. “Milhares de pessoas possuem alergia, doença ou algum tipo de intolerância alimentar. Isso é uma forma de ajudar na hora que elas forem adquirir algum produto dessa natureza”, explica. A multa por descumprimento da norma varia de R$ 500 a R$ 25 mil, e em casos de reincidência, o valor será cobrado em dobro.  

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

RAINHA DA PRIMAVERA AGITA A ANDEF NESTE SÁBADO

A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos realiza neste sábado (29), às 16 horas concurso que irá eleger a Rainha da Primavera da instituição. Concorrem ao título pessoas da terceira idade que estão em tratamento na instituição. Antes do concurso, haverá apresentações dos grupos Corpo e Movimento e o Arte de Dançar, do professor Luciano Motta, além de apresentação de casais de dança de salão. O evento é gratuito e aberto ao público. A Andef fica na Estrada Velha de Maricá, 4830, no bairro do Rio do Ouro. 
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DISCUTE PÓLO DE RECICLAGEM DE GRAMACHO

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), realizará nesta quinta (27), às 14 horas, na sala 316, uma audiência pública para discutir o apoio das grandes geradoras de resíduos ao Pólo de Reciclagem de Gramacho. O espaço, localizado em Duque de Caxias, foi inaugurado em novembro de 2013 com o objetivo de absorver 500 catadores que atuavam no antigo lixão de Gramacho. O polo surgiu de um convênio firmado com a Refinaria Duque de Caxias, da Petrobrás, e do centro de estudos socioambientais Pangea.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

ESCOLAS COMEÇAM A FESTEJAR 10 ANOS DE REVITALIZAÇÃO

Em plenária realizada na noite da última terça-feira (25), representantes das agremiações de Niterói definiram os últimos detalhes para a realização da festa que será realizada no próximo dia 02 de dezembro, com dois objetivos especiais: celebrar o Dia Nacional do Samba e começar a comemorar os dez anos de revitalização dos desfiles oficiais na cidade. O evento, que leva o nome de Encontro de Pavilhões, será realizado, a partir de 17 horas, no Centro Cultural Casa de Bamba, na Rua Visconde de Itaboraí, 291, no Centro de Niterói.

A plenária foi realizada no mesmo local onde haverá a festa. Entre outras atrações, uma bateria e casais de mestre-salas e porta-bandeiras das escolas de samba vão se apresentar. A festa também contará com convidados e personalidades do mundo do samba. O evento está sendo organizado pela União das Escola de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, com apoio da prefeitura e vereadores.

Para celebrar os dez anos de revitalização dos desfiles, a diretoria da União planeja outros eventos até fevereiro de 2015, quando a tradicional passagem das agremiações pela Rua da conceição, será o ponto alto dos festejos.

"Estamos trabalhando há meses para que os desfiles de 2015 tenham a qualidade e a organização que sempre marcaram nossos eventos. O trabalho dos sambistas é árduo, mas visa fazer com que voltemos a ter o Carnaval que era considerado no passado como um dos melhores do país", afirmou o presidente da União, André Nogueira.

Desfiles - Desde abril, a diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói vem realizando plenárias preparatórias para os festejos de Momo em 2015, que tem 33 agremiações já confirmadas para a passagem pela Rua da Conceição entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Um público estimado entre 15 e 25 mil pessoas, está sendo aguardado diariamente no local. A exemplo do que acontece todos os anos, a entrada será gratuita.

A celebração dos dez anos de revitalização servirá também como uma preparação para o retorno dos desfiles para a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, que nas décadas de 70 e 80, sediou os desfiles no período de apogeu na cidade.    

Resgate - Em 2005, um grupo de tradicionais sambistas da cidade decidiu fundar a União para retomar o trabalho em prol dos desfiles, interrompidos durante os doze anos anteriores. Em 2006, houve a passagem das primeiras agremiações pela Rua da Conceição, que devido à boa localização e a presença de um público numeroso,
passou a servir para montagem da arena de desfiles oficiais.

Todos os anos, o local recebe arquibancadas e reforço de iluminação para a passagem de sambistas e alegorias. A prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e representantes da Câmara de Niterói vem dando apoio para que a festa se torne uma realidade. O Plano de desfiles para o próximo Carnaval foi concluído no mês passado. A U.E.S.B.C.N. foi a vencedora do chamamento público realizado pela Neltur para 
escolher a entidade parceira na organização do espetáculo na Rua da conceição. 

Ascom U.E.S.B.C.N.
Edição: Camilo Borges

CÂMARA APROVA PROJETO QUE REDUZ ISS DA REDE DE SAÚDE

A Câmara de Vereadores de Niterói aprovou na sessão plenária desta quarta (26), o Projeto de Lei, de autoria dos vereadores Beto da Pipa e Rodrigo Farah, ambos do PMDB, alterando o Código Tributário Municipal para reduzir a alíquota do Imposto Sobre Serviços da área da saúde e assistência médica privada. A alíquota, após a aprovação em segunda discussão e sancionada pelo prefeito, passará de 3% para 2%.
Entre os presentes o placar da votação foi de 12 votos favoráveis e duas abstenções, dos vereadores Henrique Vieira e Renatinho, ambos do PSOL. Por tratar de renúncia fiscal a matéria vai cumprir dez dias de interstício para ser votada em segunda discussão.
Desde ontem, tramita na Câmara a mensagem-executiva, encaminhada pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), que concede anistia e remissão de multas e juros de créditos tributários relativos ao ISS, Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de Coleta Imobiliária de Lixo gerados até 31 de dezembro de 2011. O disposto alcança os créditos tributários inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, com ou sem interposição de embargos à execução.
A mensagem do prefeito inclui o artigo 87-A no Código Tributário para reduzir o ISS da área de saúde que, segundo o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Casa, e um dos autores do projeto aprovado, Rodrigo Farah, deverá ser suprimido da mensagem-executiva, já que projeto igual está sendo votado na Casa.
Farah lembrou que a redução de ISS aprovada não abrange apenas hospitais, mas todas as unidades de saúde privadas que atuam no setor ambulatorial e de serviços, como laboratórios, serviços farmacêuticos consultórios médicos e odontológicos, asilos, creches e planos de saúde, por exemplo.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

JORNAIS TERÃO QUE OFERECER EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA A SUAS EQUIPES‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro derrubou, nesta quarta (26), o veto total do Executivo ao projeto de lei, dos deputados Samuel Malafaia (PSD) e Clarissa Garotinho (PR), que obriga as empresas de comunicação instaladas ou com sucursal no estado do Rio a adquirir equipamentos de segurança para coberturas jornalísticas em situações que representem risco à integridade física dos profissionais, no exercício de sua atividade.

O texto define como profissionais da área de comunicação aqueles que exercem a atividade jornalística, por meio de periódicos impressos, radiofônicos, fotográficos, cinematográficos, eletrônicos, informatizados ou quaisquer outros, por veículos da comunicação social. O projeto também define como equipamento de segurança coletes à prova de balas, capacetes adequados para a atividade e máscaras de gás.

“A medida é importante para, principalmente, o profissional que cobre a área de segurança. É uma forma de dar proteção ao profissional”, diz Malafaia. “Sabemos que a cada cinco dias um profissional da imprensa morre no mundo, no exercício da profissão. Aqui no Rio também tivemos alguns casos. Por isso, é importante obrigar as empresas a oferecer equipamentos de segurança”, completou a deputada. A lei decorrente da derrubada do veto será publicada nos próximos dias.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

PET SHOPS TERÃO QUE INSTALAR SISTEMA DE CÂMERAS‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro derrubou, nesta quarta (26), o veto total do Executivo ao projeto de lei, do deputado Átila Nunes (PSL), que determina a instalação de câmeras e divisórias no interior dos pet shops, nas dependências em que são atendidos os animais, seja para consultas médicas, banhos, tosas ou qualquer outro fim. “Em razão do grande numero de animais atendidos neste tipo de estabelecimento, torna-se necessário a presente iniciativa”, justifica o deputado. A lei decorrente da derrubada do veto será publicada nos próximos dias. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DARÁ PARECER EM ACADEMIAS‏

Para funcionarem no estado, será exigido das academias e ginásios de artes marciais, musculação e ginástica de qualquer natureza um termo de responsabilidade técnica firmado por profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física. Este é o teor do projeto de lei, do deputado Átila Nunes (PSL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta (26), em segunda discussão.
Dessa forma, diz ainda o texto, ficam tais estabelecimentos dispensados do acompanhamento de suas atividades por médicos ou outro profissional da área de saúde. “Isso é uma adequação à legislação federal. Não tem muito sentido um médico ser o responsável por uma academia que, às vezes, é de pequeno porte. E ele, na prática, não vai conseguir evitar qualquer problema de saúde. O ideal é que esse parecer seja de um professor de educação física, como é em todo país”, diz o deputado. O projeto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.   

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

MENSAGEM ALERTARÁ CONSUMIDOR SOBRE FIM DA FRANQUIA‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro derrubou, nesta quarta (26), o veto total do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao projeto de lei, do deputado Zaqueu Teixeira (PT), que obriga as empresas de telefonia móvel a enviar mensagem aos consumidores dispondo sobre o limite da franquia contratada. De acordo com a lei, cuja derrubada do veto será publicada nos próximos dias, as prestadoras de serviço de celular pós-pago, transmissão de dados e internet móvel e fixa ficam obrigadas a informar ao consumidor o exato instante em que excederem o limite da franquia contratada. As informações deverão ser disponibilizadas mediante mensagem de texto, página da internet, e-mail e mensagem de voz. “Sabemos que as operadoras não informam aos clientes quando eles excedem o limite da franquia. Essa mensagem é importante justamente para proteger o consumidor, que passaria a ter mais cuidados com as ligações que viesse a fazer posteriormente a essa mensagem”, alega.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

MENORES ACOLHIDOS TERÃO QUE TER INFORMAÇÕES CADASTRADAS‏

Informações sobre crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar terão obrigatoriamente que constar no cadastro do Poder Judiciário e no Cadastro Estadual de Crianças e Adolescentes Acolhidos. Esses dados terão de ser repassados por entidades de acolhimento, Conselhos Tutelares e órgãos gestores municipais de Assistência Social. A proposta está no projeto de lei, da deputada Claise Maria Zito (PSD) e do ex-parlamentar Sabino (PSC), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta (26), em segunda discussão.
O texto determina, ainda, que tais informações sejam inseridas automaticamente, por meio eletrônico, quando o jovem ingressar no regime de acolhimento, devendo ser atualizadas, imediatamente, sempre que houver mudança envolvendo a situação dele ou da família, da entidade ou se for adotada qualquer providência pelos órgãos de proteção. “Nossa ideia é tentar garantir o convívio familiar de crianças e adolescentes acolhidos. Por isso é importante que as entidades, públicas ou privadas, mantenham online a situação deles atualizadas. Isso gera uma integração entre todos os envolvidos com a situação dos jovens”, diz a deputada. O projeto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.  
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

EMENDAS AO ORÇAMENTO DE NITERÓI PARA 2015 PODEM SER APRESENTADAS ATÉ 1º DE DEZEMBRO

A Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento da Câmara Municipal decidiu prorrogar, até a próxima segunda-feira, 1º de dezembro, o prazo para que emendas sejam apresentadas à Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2015. O novo prazo foi anunciado pelo presidente da Comissão, vereador Waldeck Carneiro (PT), durante a terceira e última audiência pública da LOA para ouvir os vereadores e a sociedade, realizada na noite da última terça-feira (25).
“Atendendo solicitação do conjunto dos vereadores e de diversos segmentos da sociedade, as emendas podem ser entregues até às 17 horas do dia 1º. Teremos mais um fim de semana para que as contribuições possam ser formatadas e entregues na segunda. A partir daí começamos o período de análise, negociação com o Executivo e votação em plenário”, explicou Waldeck.
Presente à última reunião, o secretário municipal de Fazenda, César Barbiero, lembrou que o plano do Executivo é preparar a cidade para os próximos anos, focando em metas a longo prazo. Já o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques, fez um balanço de sua pasta e anunciou metas para 2015. “O Fundo Municipal de Conservação Ambiental foi reativado e está funcionando, realizamos o primeiro concurso da secretaria, contamos com 40 guardas ambientais e fiscais concursados, e ainda aumentamos o número de unidades de conservação ambiental”, contou Daniel. Também participou da audiência o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.
Com receita estimada em R$ 2.201.541.194,00 (R$ 2.2 bilhões), a LOA 2015 tramita na Câmara através de mensagem-executiva. Para o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), enquanto a LOA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual forem propositivos e não impositivos, o Orçamento será apenas uma peça de ficção. “Hoje, se o chefe do Executivo ou algum secretário deixa de cumprir o que determina o Orçamento, não está cometendo crime algum, desde que as prestações de conta estejam corretas”, ressalta Paulo Eduardo.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

NITERÓI PROMOVE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE NELSON SARGENTO

O fotógrafo Paulinho Muniz, membro da Sociedade Fluminense de Fotografia, abre na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, às 19 horas no foyer do Teatro Popular Oscar Niemeyer uma exposição fotográfica com imagens do ícone do samba carioca, Nelson Sargento. O evento é comemorativo ao Dia Nacional do Samba e aos 90 anos do homenageado que, em seguida, fará um show gratuito.
A exposição reúne fotografias do Projeto Memória do Samba, cujo livro, CD e DVD sobre a vida de Nelson Sargento ganhou, em 2013, o prêmio de melhor álbum de samba do Prêmio da Música Popular Brasileira. “É um projeto interessantíssimo de preservação da memória do samba carioca e brasileiro do qual me orgulho de fazer parte. A exposição tem fotos feitas para o projeto e outras que fiz durante encontros com o Nelson. São oito painéis com cerca de 40 fotografias. Ela ficará em cartaz durante uma semana no Teatro Popular”, explica Paulinho, acrescentando que o próximo biografado do projeto será o compositor Almir Guineto.
O TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói, com Entrada Gratuita 
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges

EMENDAS AO ORÇAMENTO DE 2015 PODERÃO SER APRESENTADAS ATÉ SEXTA-FEIRA‏

Termina às 17 horas da próxima sexta-feira (28), o prazo para que emendas sejam apresentadas à Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2015. Ontem à noite (25) foi realizada a terceira e última audiência pública da LOA para ouvir os vereadores e a sociedade. Com receita estimada em R$ 2.201.541.194,00 (R$ 2.2 bilhões), tramita na Câmara através de mensagem-executiva.
Anistia e redução de ISS
Deu entrada ontem na Casa, a mensagem, encaminhada pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), que concede anistia e remissão de multas e juros de créditos tributários relativos ao Imposto Sobre Serviços, Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de Coleta Imobiliária de Lixo gerados até 31 de dezembro de 2011. O disposto alcança os créditos tributários inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, com ou sem interposição de embargos à execução.
Diz ainda o texto que o benefício concedido será deferido na proporção do valor das multas e juros devidos em 100% para o caso de pagamento à vista do valor do crédito principal; 90% caso o crédito seja parcelado em até 12 vezes; 80% em mais de 12; 70% para 36 vezes; 60% para 48 vezes; e 40% caso o crédito seja parcelado em mais de 60 vezes e podendo chegar até 120.
A matéria também inclui o artigo 87-A, na Lei do Código Tributário do Município de Niterói, no que diz respeito as administradoras de planos de saúde. Em sua justificativa o Executivo destaca que “se mostra salutar a redução da alíquota dos serviços prestados à saúde de 3% para 2%, diminuindo os custos da atividade e estimulando não só maiores investimentos das empresas que já atuam no município, como também o ingresso de outras que vejam em Niterói um ambiente sustentável para exercer sua atividade”.

ASCOM CMN
Edição: Camilo Borges

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ALERJ APROVA CONTAS DO TCE REFERENTES A 2013‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta terça (25), em discussão única, o projeto de decreto legislativo, da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle, que aprova as contas do Tribunal de Contas do Estado referentes ao exercício de 2013. O texto é fruto da aprovação do parecer prévio aos balanços do órgão, realizada este ano pelo colegiado, durante audiência pública. Estiveram presentes na ocasião os secretários de Estado Sérgio Ruy Barbosa (Fazenda), Francisco Caldas (Planejamento) e representantes do tribunal.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

CÂMARA DE NITERÓI COMEMORA DIA NACIONAL DO SAMBA

O Dia Nacional do Samba será comemorado mais uma vez em Niterói na sexta-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 16 horas, no Plenário Brígido Tinoco da Câmara de Vereadores. A iniciativa do vereador Carlos Magaldi, autor da Lei criando a Semana Municipal do Samba em Niterói, ganha novos contornos e será dividido entre palestras, entrega de títulos e medalhas, homenagens, debates e, ao final, uma autêntica roda de samba, transformando o ambiente do plenário da Casa. Entre os homenageados desse ano estarão a consagrada porta-bandeira da Beija Flor, Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho.
“É sempre um momento de muita emoção para todos nós e para mim em especial. Reunir os amantes do samba, as pessoas que vivem em torno do carnaval, compositores, sambistas, cantores da noite, é muito gratificante. Ao longo desses anos nunca consegui que o município promovesse uma semana de comemoração, conforme prevê a lei. Aqui na Câmara tiramos, pelo menos, um dia para homenagear o samba e nossas raízes”, explica Magaldi.
Magaldi vai aproveitar o ato para reforçar a necessidade de Niterói ter um espaço dedicado ao carnaval, à história de suas escolas, de suas raízes. 
“Vamos continuar levando essas demandas às autoridades presentes e lutar pelo resgate da importância da cidade na música brasileira e no carnaval. O evento faz parte do calendário oficial da Câmara. Niterói já teve o segundo melhor carnaval do Brasil. Em 1979 trouxe aqui o escritor Jorge Amado, enredo da Escola de Samba Souza Soares cujo tema era “Do país do carnaval à Tieta do Agreste”, e ele ficou encantado. É essa história de garra e tradição, que passa pela Viradouro, pela Cubango, por Donga, por tantos blocos de embalo e compositores que temos que preservar. Uma sala no Caminho Niemeyer ou na Fundação de Artes de Niterói, já estaria de bom tamanho” explica Magaldi.
Já em sua décima sexta edição o evento terá as presenças na mesa de debates do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia; do presidente da FAN, André Diniz; dos presidentes efetivos e de honra da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, respectivamente, André Nogueira e Ito Machado; do radialista e pesquisador da Música Popular Brasileira, que integra o grupo de jurados do Prêmio Estandarte de Ouro, criado pelo Jornal O Globo, Adelzon Alves; o radialista Miro Ribeiro, da Rádio Manchete e do jornalista especializado em carnaval, Mário Dias, além do carnavalesco Max Lopes.
O cantor e compositor Jorginho do Império, filho de Mano Décio da Viola, figura reverenciada no mundo do samba e um dos fundadores da escola de samba Império Serrano e Paulinho Rezende, autor de vários sambas memoráveis gravados por compositores como Zeca Pagodinho, já estão confirmados no encontro dedicado ao samba.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

CARRINHOS DE COMPRA TERÃO DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA‏

Para garantir maior segurança aos clientes, mercados e similares que possuam rampas de acesso ao estacionamento terão que adaptar dispositivos aos carrinhos de compras. A proposta, apresentada pelo deputado Bebeto (SDD) através do projeto de lei, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça (25), em primeira discussão.
O texto, que dá um prazo de 180 dias para a adaptação, diz ainda que tais dispositivos terão que permitir o controle da velocidade dos carrinhos. “Quem frequenta mercado percebe a dificuldade de subir e descer a rampa de acesso ao estacionamento com o carrinho de compras. Por isso, é fundamental o uso de dispositivo que permita um controle para evitar acidentes”, diz o deputado. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

SERVIDORES PODERÃO SER LIBERADOS PARA USAR BERMUDAS‏

Os servidores estaduais poderão contar com um alívio extra no período anual do verão. Isto porque um projeto de lei autoriza, neste período, o uso de bermudas, calças e bermudões na altura do joelho, quando os mesmos exercerem atribuições ao ar livre. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça (25), em primeira discussão.
O texto votado também beneficia prestadores de serviços concessionários de ônibus, vans, kombis credenciadas e funcionários de concessionárias de pedágio. O projeto, no entanto, salienta que em função de situações específicas de cada órgão, os titulares das secretarias, diretores e presidentes de empresas e demais concessionários poderão regulamentar esta lei.
Segundo o autor da proposta, deputado Marcos Soares (PR), o calor em excesso aumenta o risco de doenças respiratórias, por causa das diferenças de temperatura e o mau uso do ar condicionado. “Essa iniciativa é algo que já deveria ter sido tomada. Vivemos num estado que tem um verão muito intenso, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro. É um estado turístico, e o Brasil é um país tropical. Nada mais natural querer que os trabalhadores tenha esse tipo de conforto nesse período”, diz. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

FATURAS DA CEDAE ALERTARÃO SOBRE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA‏

As faturas de água emitidas pela Cedae para o consumidor poderão passar a ter a seguinte mensagem: “Água que você consome vem em grande parte da bacia do rio Paraíba do Sul. Economize. Preserve.” Este é o teor do projeto de lei, da deputada Inês Pandeló (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça (25), em primeira discussão. “Esse é um projeto simples, mas de grande importância. É importante que a população tenha ciência de onde vem a água que ela consome. Isso ajuda na preservação do meio ambiente. Ainda mais agora, que vivemos uma crise hídrica na região metropolitana”, justifica a deputada.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

PREFEITURA NOTIFICARÁ BOMBEIROS SOBRE ALTERAÇÃO DE ALVARÁS‏

As prefeituras poderão ser obrigadas a notificar o Corpo de Bombeiros sempre que estabelecimentos comerciais, que já possuam alvará de funcionamento, mudem sua natureza de atividade para qualquer uma que configure reunião de público. A proposição foi apresentada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro através do projeto de lei, aprovado nesta terça (25), em segunda discussão.
Segundo o autor, deputado Flávio Bolsonaro (PP), a ideia é evitar ocorrências relacionadas à inadequação de instalações. “É comum que estabelecimentos, já em funcionamento, mudem a natureza de sua atividade principal. Um padaria, por exemplo, que se transforme numa boate, precisa notificar isso ao Corpo de Bombeiros. As prefeituras precisam comunicar essa mudança. Isso é uma forma de prevenir e evitar acidentes”, avalia O projeto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

PROJETO PREVÊ CRIAÇÃO DE PROGRAMA PARA RADIOTERAPIA‏

O Estado do Rio poderá ganhar um Programa Estadual de Ampliação e Renovação de Equipamentos de Saúde para o Serviço de Radioterapia. Esta é a proposta do projeto de lei, do ex-deputado Jânio Mendes, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça (25), em segunda discussão.
O texto fala em ampliar os serviços de radioterapia para a população e na renovação de equipamentos. Para isto, ele prevê isenção de ICMS para quem estiver inscrito no programa e for adquirir novos equipamentos. Poderão participar do programa ainda pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que realizem o serviço de radioterapia pelo SUS. O texto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para vetá-lo ou sancioná-lo. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

MISSA E BAZAR NATALINO MARCAM FINAL DE ANO DA CASA CONVÍVIO

Centro de convivência para pessoas da terceira idade, a Casa Convívio, em Santa Rosa terá uma ampla programação de atividade para comemorar mais um ano de trabalho gratuito. As atividades serão abertas no dia 1º de dezembro, às 15 horas, com um desfile da grife Dida Lola. No mesmo dia será aberto o Bazar Natalino que se estenderá nos dias 2 e 4, com exposições de artesanatos dos alunos do espaço.
No dia 3, às 14 horas, acontece uma tarde de convivência entre os frequentadores e voluntários da casa, com distribuição de prêmios e confraternização natalina. Já no dia 5, encerrando a primeira semana de atividades, acontece a tradicional missa em ação de graças, às 10 horas, com a distribuição do tradicional “Pão dos Anawin”.
Abrindo a programação da segunda semana de atividades, no dia 9, acontece o projeto   “Prata da Casa”, com apresentação musical de grupos de idosos do centro de convivência. Finalizando as atividades, dia 12, às 11 horas, acontece apresentação de seresta com Fábio Agra e César Veríssimo, seguida de almoço de confraternização e encerramento do calendário de 2014.
A Casa Convívio fica na Rua Mário Viana, 358, Santa Rosa, tel. 27049994.

Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges

DEVEDORES DA TAXA DE INCÊNDIO SERÃO INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA‏

Os contribuintes que têm débitos de taxa de incêndio poderão ser incluídos na dívida ativa do Estado. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta terça (25), em discussão única, o projeto de lei, do Poder Executivo, que trata do tema. A inclusão diz respeito a créditos de qualquer valor referente à taxa de incêndio. Hoje, o limite mínimo para a inscrição na dívida ativa é de R$ 1.146,28 (450 Ufir-RJ).
O projeto voltou à pauta por conta de dois destaques, sendo que um foi aprovado. Ele suprimiu o 2º artigo do texto original, que previa a cobrança das taxas vencidas mesmo antes da publicação da lei, o que foi considera inconstitucional, uma vez que a legislação não pode retroagir para prejudicar. Ele só terá efeito após a publicação da mesma. Na semana passada, duas emendas já haviam sido incorporadas ao projeto: uma que diz que o Poder Executivo deverá enviar carta informando ao contribuinte sobre a existência do débito, dando prazo de 90 dias para quitação, e a que diz que a lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação.

A proposta se baseou num levantamento feito pela Secretaria de Estado de Defesa Civil que, levando em consideração o baixo valor individual da taxa, percebeu que mais de 90% dos devedores do tributo não atingem o montante mínimo de débito para ser inscrito na dívida ativa, mesmo somando as inadimplências individuais durante os cinco anos antes da prescrição.

No ano passado, o débito em todo estado, em relação à taxa, chegou a 58%, estimando-se o total da dívida em mais de R$ 1 bilhão. Na justificativa do projeto, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) diz que a drástica redução dos pagamentos da taxa de incêndio já começa a comprometer o desempenho do estado na atribuição da prevenção e no combate a incêndios. O projeto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.
 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL DE NITERÓI EXIBE "A DAMA OCULTA"

O Núcleo de Produção Digital de Niterói exibe nesta semana na sessão Cine Clássico o filme A Dama Oculta (The Lady Vanishes)”, de Alfred Hitchcock. Ele será apresentado no cineclube no dia 27, próxima quinta-feira, às 15 horas, com entrada gratuita e classificação etária de 12 anos.
 
Durante viagem de trem pela Europa, a jovem Iris torna-se amiga da Srta. Froy. Mas a simpática senhora desaparece misteriosamente e, quando Iris investiga seu paradeiro, os passageiros negam tê-la visto. Lançado em 1938, é o penúltimo filme inglês de Alfred Hitchcock antes de ir trabalhar nos Estados Unidos. Apesar do tom misterioso, que antecipa o clima de paranoia dos anos 1940, é um dos filmes mais cômicos do diretor.

O Núcleo de Produção Digital de Niterói fica na rua Visconde de Uruguai 300, centro de Niterói, mais informações pelo tel: 27173417.
 
Ascom NPD - Niterói
Edição: Camilo Borges

INEA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 16 BILHÕES EM RECURSOS HÍDRICOS‏

Até 2030, R$ 16 bilhões serão investidos nos programas estabelecidos no Plano Estadual de Recursos Hídricos. Deste valor, R$ 15 bilhões serão destinados à coleta e tratamento de esgoto, que hoje são lançados nos rios sem qualquer cuidado. Para a gerente de Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Ambiente, Moema Acselrad, esse é o principal problema em nível estadual. “Esse plano faz um macro diagnóstico das questões relativas à água em todo o estado. Ele identifica os principais problemas e apresenta uma série de ações para resolvê-los. São 39 ações ao todo”, contou. O anúncio foi feito durante audiência pública da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça (25).
Além do cuidado com o esgoto, também está prevista a construção de uma barragem no rio Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. Apesar de sofrer resistência local, pela desapropriação de uma área de mais de 21 quilômetros quadrados, Moema alegou que o projeto é uma importante obra para garantir a segurança hídrica da região. “Nós identificamos esse projeto como a alternativa mais viável para solucionar a falta d’água que atinge a região de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, além do próprio município de Macacu. Mais de dois milhões de pessoas serão beneficiadas”, explicou. Durante a reunião, ela também descartou a possibilidade de racionamento de água tratada, devido à estiagem que atinge toda a região Sudeste. “A situação hoje está agravada. Não é muito confortável, porém, atende às nossas demandas atuais. Se a estiagem se agravar ou se prolongar até 2015, ainda teremos água disponível até meados do próximo ano”, acrescentou.
A presidente do colegiado, deputada Aspásia Camargo (PV), afirmou que a principal razão da diminuição crescente de água disponível é a irresponsabilidade humana. “Nós já desmatamos e poluímos 80% da Bacia do Rio Paraíba do Sul, e estamos fazendo a mesma coisa com a Baía de Guanabara. As águas não vivem sem floresta”, frisou. A parlamentar garantiu que a comissão irá acompanhar de perto a execução do Plano Estadual, lembrando também que o mesmo já foi aprovado pelo Conselho de Recursos Hídricos do estado. “Esse plano ainda precisa ser mais discutido, para que possamos seguir à risca as mais de 30 recomendações que ele propõe, além de acrescentar outras recomendações que foram colocadas nessa reunião. O mapeamento da área de preservação permanente no Rio Paraíba é uma delas”. Aspásia também defendeu o estudo para captação eficiente da água da chuva.
Durante o encontro, outras formas de abastecimento foram defendidas pelo presidente do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Haroldo Mattos de Lemos. Entre elas, a dessalinização de água do mar. “Esse processo está cada vez mais acessível. Países como a Espanha já possuem várias estações que realizam esse processo, pois, sem elas, o turismo não existiria. Não podemos mais depender apenas do sistema Guandu. Só com ele, não estamos preparados para um grande acidente que pode ocorrer”, ponderou. Haroldo também citou o estudo para captação de água subterrânea. “Antes disso, é necessário uma análise sobre a recarga dos aquíferos”, concluiu.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

SEBRAE/RJ VAI PROMOVER UMA COMPETIÇÃO COM 53 EMPRESAS DE NEGÓCIOS SOCIAIS NA FEIRA DO EMPREENDEDOR

O clima é de reality show. Durante os quatro dias da Feira do Empreendedor, entre 27 e 30 de novembro, organizada pelo Sebrae/RJ, 53 empresas irão disputar um lugar ao sol na Maratona de Negócios Sociais. O perfil dos negócios é variado, mas todos tem um objetivo comum: causar impacto social e/ou ambiental, com lucro. O jogo começa no dia 27, quando as empresas serão divididas em grupos e ganharão mentores para auxiliar nas decisões. Durante dois dias receberão capacitação e consultoria para melhorar o seu negócio.
O terceiro dia é decisivo para os participantes. Haverá uma seletiva de 20 finalistas, com base no trabalho realizado nas últimas horas.
“O evento é muito intenso. Eles recebem consultoria de marketing, de gestão financeira e de liderança, entre outras. Há uma evolução do modelo de negócio visível quando há a apresentação. Neste momento, eles têm a oportunidade de se apresentar para investidores e se o negócio agrada, pode dar frutos depois”, explicou Carla Teixeira, gestora do projeto.
Os 20 eleitos passarão então pelo momento de maior pressão: farão um pitch (apresentação) de cinco minutos de seus modelos de negócio para uma banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, aceleradoras, incubadoras e provedores de serviços. São eles: Priscila Martins (Artemisia), Anna Aranha (Instituto Quintessa), Daniela Karst (Instituto Ventura), Andressa Trivelli (Social Good Brasil), Murilo Farah (Benfeitoria), Rob Packer (Sitawi), Julia Dias (Endeavor) e Taciana Abreu (Yunus Negócios Sociais).
Caberá à banca escolher seis vencedores: três empreendedores mais estruturados e três menos estruturados. A premiação acontece no domingo, dia 30, às 16 horas, com entrega de medalhas e escolha dos prêmios, tais como: entrada no processo seletivo de aceleração do Instituto Quintessa e NESsT já na fase final; vaga no Yunus Social Bussiness Lab 2015; bolsa integral para formações online em Negócios Sociais da Artemisia e Endeavor; coaching da Aporé, Instituto Quintessa, Broota e Instituto Ventura; campanha personalizada de crowdfunding na plataforma Benfeitoria; consultoria de comunicação sistêmica da Clô Comunicacao; e utilização gratuita do espaço de coworking na Experimental.
As 53 empresas participantes foram selecionadas em meio a 207 inscritas em edital específico do Sebrae/RJ para a maratona. Atuam neste projeto como mentores os seguintes empresários: Frederico Rizzo, da Broota; Bruno Peroni e Márcio Jappe, da Semente Negócios; Alice Neves, da Aporé; Antônio Cardoso, da Experimental; e Leo Fillardi, da Shell Iniciativa Jovem. Farão parte também da mentoria os representantes do Sebrae Rodrigo Carvalho, do Sebrae e Júlio Lêdo.
Ascom Sebrae/RJ
Edição: Camilo Borges

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS EM NITERÓI, ITABORAÍ E SÃO GONÇALO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR

A área de Grandes Empreendimentos do Sebrae/RJ, apresentará, durante a Feira do Empreendedor, que acontece de 27 a 30 de novembro no Riocentro, um conjunto de  oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas em Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. A partir das obras do Comperj e do Projeto Encadeamento produtivo Polo de Fornecedores, que inclui projetos da Vale, Gás Natural Fenosa, Foz Águas 5 e Gerdau, foram mapeadas oportunidades de negócios que surgem com o aumento vertiginoso do fluxo de pessoas e investimentos na região.
Segundo Renato Regazzi, gestor do projeto no Sebrae/RJ, quando há a instalação e/ou operação de uma grande obra em um território ou quando há um projeto de encadeamento com as grandes âncoras, naturalmente abrem-se oportunidades para as micro e pequenas empresas. “Elas podem estar na cadeia de suprimentos das grandes empresas ou podem atender outras demandas que surgem na região, como alimentação, hospedagem, lavanderia, transporte, entre outros”, afirmou.
Para o Comperj, por exemplo, além da possibilidade de fornecimento direto ao projeto, o Sebrae/RJ listou várias outras oportunidades em função das mudanças provocadas na região, que passa a ter aumento de população e carência de alguns serviços e comércio. De acordo com o estudo, os negócios mais promissores seriam os seguintes: restaurante self-service, lavanderia, hotel, loja de material de construção, frete e transporte de pequenas cargas, dedetizadora, serviço de impressão, serviço de pequenas obras para construção civil e gráfica.
Já em função do Polo de Fornecedores, o Sebrae/RJ acredita que se abrirão oportunidades de negócios na região para serviços de funilaria e pintura, chaveiro, confecção de uniformes profissionais, cromagem, drogaria, edição de vídeo, empresa de limpeza, manutenção e polimento de pisos e pedras, empresa de sinalização e banner, escritório de contabilidade e serviço de reparos residenciais.
"Observamos os projetos e fizemos um mapeamento de oportunidades. É uma forma de instrumentar o empreendedor de conhecimento e, com isso, minimizar os seus riscos. Assim, ele sai ganhando", afirma Regazzi.
O mapeamento das oportunidades foi feito para projetos em todo o estado. Assim, quem visitar a Feira do Empreendedor e tiver planos de abrir um negócio poderá avaliar, de acordo com seu montante de investimentos e área de interesse, que tipo de empresa é mais promissora em cada região.
Todas as ideias são acompanhadas de documentos que orientam os empresários sobre como abrir negócios e abordam questões como concorrentes, exigências legais, estruturas necessárias, canais de distribuição, processo produtivo, investimento, capital de giro e custos.
Ascom Sebrae/RJ
Edição: Camilo Borges

CRISE HÍDRICA NO SUDESTE É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ‏

A Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai tratar, nesta terça-feira (25), da crise hídrica que afeta o Sudeste do país. A audiência pública será realizada na sala 316 do Palácio Tiradentes, às 11 horas. Para a presidente da comissão, deputada Aspásia Camargo (PV), é preciso parar de tratar a questão da água de forma generalista e criar a contabilidade da água, isto é, verificar o quanto se perde de água com agressões ao meio ambiente, como o lançamento de esgoto em mananciais. “Precisamos pensar em soluções para o acompanhamento e mensuração contínua do recurso, que é importante para o desenvolvimento econômico e também é nossa fonte de vida. É fundamental discutir esse assunto para impedir que as graves secas se tornem mais frequentes”, defende a parlamentar. Foram convidados para a audiência o chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Ambiente, Bruno de Hollanda, e a sócia-fundadora do Instituto Baía de Guanabara, Dora Negreiros, entre outros.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

domingo, 23 de novembro de 2014

NEGÓCIOS ENTRE FORNECEDORES DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 DURANTE A FEIRA DO EMPREENDEDOR

O Sebrae/RJ vai promover sessões de negócios entre empresas que desejam fornecer materiais e serviços para os Jogos Olímpicos de 2016. As sessões acontecerão no Espaço Sebrae no Pódio, durante a Feira do Empreendedor, que será realizada de 27 a 30 de novembro no Riocentro. O evento reunirá cerca de 80 empresas, sendo 10 âncoras. A prioridade é para as duas mil companhias já cadastradas no programa.
O objetivo do encontro é permitir que os fornecedores cadastrados para os jogos olímpicos façam negócios entre si, além de vender para o comitê. As empresas âncoras serão, majoritariamente, da área de produção e promoção de eventos. Já as potenciais fornecedoras serão gráficas, empresas especializadas em brindes, fotografia e produção de vídeo, tecnologia da informação, entre outros. As sessões acontecerão no dia 28 de novembro, das 13 às 18 horas.
A dinâmica da sessão de negócio é diferente de uma rodada de negócios, quando fornecedor e comprador fazem reuniões individuais. Na sessão, um grupo de fornecedores se reúne com âncoras e cada empresa se apresenta, ampliando assim o leque de possibilidade para negócios futuros.
As empresas que ainda não estão cadastradas no programa Sebrae no Pódio e queiram fornecer para as olimpíadas poderão fazer seu cadastro durante a Feira do Empreendedor no estande do projeto. Após o cadastramento, consultores do programa Sebrae no Pódio realizam a um diagnóstico presencial na empresa. Aquelas que possuem potencial de fornecimento e preenchem os pré-requisitos são encaminhadas para cadastramento no portal do Comitê Olímpico Rio 2016. As que possuem potencial mas não se enquadram em todos os tópicos podem receber cursos e consultoria para se preparar para a demanda. Serão investidos mais de R$ 3 bilhões de reais na organização dos dois eventos, dos quais 300 milhões estão destinados às micro e pequenas empresas.
Quem quiser mais informações poderá participar de palestra sobre o programa. Diariamente, às 17 horas, o coordenador do Sebrae no Pódio, Francisco Marins, ministrará palestras explicitando as medidas adotadas pelo programa e os benefícios alcançados. “Um dos grandes benefícios de participar da Feira do Empreendedor é a oportunidade de dar visibilidade a parceira entre o Programa Sebrae no Pódio e o Comitê Rio 2016, e poder disseminar seus desdobramentos. O programa é uma excelente oportunidade para as empresas. As inscrições para as palestras são feitas por meio do site oficial da feira e são gratuitas, exclusivas para empresas”, explicou. 
Outro atrativo do espaço será a presença dos empresários brasileiros que participaram do processo de benchmarking realizado em parceria entre o Sebrae/RJ e o Ministério do Turismo na World Travel Market, em Londres. Esses empresários foram à cidade sede dos últimos Jogos Olímpicos para conhecer as boas práticas implementadas na cidade durante a realização do evento e trarão a Feira do Empreendedor o aprendizado a as experiências adquiridas.

Cartilhas de sustentabilidade
Durante a feira o programa Sebrae no Pódio lançará três guias para auxiliar as empresas a fornecer para os jogos olímpicos: Sustentabilidade para Materiais e Serviços de Impressão, Sustentabilidade para Produtos Têxteis e Sustentabilidade para Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O evento acontecerá no dia 27, às 17 horas, na sala 7 - Barra.
Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, das 12 às 21 horas. Serão 144 estandes distribuídos por 21 mil m2 com oportunidades de negócios para potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas, além de palestras, oficinas, apresentações de inovações, lojas conceitos e consultoria. São esperadas 30 mil pessoas nos quatro dias de evento.
Entre as novidades da edição deste ano está a Sessão de Negócios, onde qualquer empreendedor poderá, a partir de agendamento, sentar em uma mesa com outros 20 empresários e apresentar sua empresa. Haverá mesas específicas, por exemplo, para quem quiser fornecer para a Rio 2016. Pela primeira vez, a feira trará também o Espaço Comércio Eletrônico, onde empresas já consolidadas neste mercado, como Facebook e UOL, irão auxiliar os empresários na inserção do seu negócio no mundo digital. Também estarão lá desenvolvedores de games para mostrar como podem agregar valor a sites e plataformas. Outra novidade é o Ambiente Inovação, onde inventores apresentarão suas ideias de negócio.
Estão programados 350 palestras e workshops em várias áreas de atuação, distribuídas em 10 auditórios. Até o momento, mais de 8.500 inscrições já foram realizadas no site oficial da feira e cerca de 200 palestras já estão esgotadas. As inscrições continuam abertas no site feiradoempreendedor.rj.sebrae.com.br.
Ascom Sebrae/RJ
Edição: Camilo Borges